A oferta formativa das Escolas Insignare, Escola Profissional de Ourém (EPO) e Escola de Hotelaria de Fátima (EHF) para o ano lectivo 2018/2019 vem reforçar o caminho da especialização das duas escolas que começou há quase 10 anos, num tempo de vida de mais de 25 anos de existência desta entidade.

“Os níveis de qualidade a que chegamos têm sido reconhecidos e torna-se visível esse esforço na formação aqui ministrada, em especial quando temos taxas de empregabilidade de 90,4 por cento, existindo mesmo ofertas formativas com 100 por cento”, refere a instituição em comunicado.

“Temos centenas de protocolos celebrados com empresas, quer para a formação em contexto de trabalho, quer para a partilha de conhecimentos por parte das empresas, participação em sessões técnicas e muitas outras formas que nos enquadram na verdadeira raiz do ensino profissional”.

A capacidade instalada nas Escolas tem excelentes condições, desde logo pela permante actualização de equipamentos com tecnologia.

Integram a rede nacional de Escolas 4.0, através de um manifesto assinado em Outubro de 2017, à qual pertencem apenas 5 escolas a nível nacional.

Ambas as Escolas da Insignare são certificadas pelo sistema EQAVET, constituindo 25 por cento do universo nacional de escolas com esta certificação (apenas 8 a nível nacional), aprovados desde 2017 e com uma garantia por 3 anos. Estão ainda certificadas com o normativo ISO 9001:2015, alinhado com o EQAVET referido.

De referir como novidades este ano, a aposta em três novos Cursos: Multimédia, Construção Civil e Design de Interiores e Exteriores. Esta nova oferta complementa a raiz já existente na EPO de especialização em Mecatrónica Automóvel e Maquinação CNC, dois dos ex-libris em Ourém.

Em Fátima, na EHF, continua a apostar na qualificação de profissionais no sector da Hotelaria e Turismo, com os cursos de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar e Turismo, garantindo os mais elevados níveis de especialização e empregabilidade do sector.

Uma referência aos novos cursos, pelas novidades que constituem na região, retomando a oferta nas áreas técnicas associadas à construção civil, neste caso mais focadas no mercado da reabilitação urbana.

“Temos tido uma procura constante por parte de empresas deste tipo de profissionais, agora que a retoma da construção nas áreas da reabilitação se encontra em crescimento. Existem imensas empresas desta área fixadas na região, nomeadamente Ourém e Leiria, contexto económico e social onde nos desenvolvemos e sempre na charneira entre o distrito de Leiria/Santarém”, aponta o referido comunicado.

Não existe na região e na comunidade CIMT qualquer oferta desta natureza, como também não há conhecimento de outras escolas profissionais, dali até Lisboa, que o façam.

O pior período da crise para este sector já passou e a classe agora formada irá ser de grande importância para a sociedade e para o sector, com muita empregabilidade mas também com salários mais elevados.

Seja ao nível do Design de Interiores e Exteriores como da Construção Civil, ambos os cursos são decisivos para que a região retome a sua vocação, agora no panorama da reabilitação urbana.

Ao nível das novas tecnologias, as Escolas Insignare orgulham-se de fazer este ano parte do universo Microsoft, constituindo-se como membro da Microsoft Academy. Ou seja, as componentes informáticas que ali serão ministradas em qualquer curso, da Multimédia ao Turismo, garantem esse selo de qualidade Microsoft.

Também ao nível da própria organização, estão no processo de digitalização e modernização das Escolas, em especial na sua organização interna, garantindo aos professores tempo para serem professores e aligeirando a sua própria carga burocrática. “A modernização da forma de interacção com os alunos, os pais e encarregados de educação irá constituir uma mais-valia acrescida”.

A nota refere ainda a ideia das escolas pelo gosto de “focar o nosso dia-a-dia no futuro porque só assim conseguimos que as Escolas o consigam proporcionar aos seus alunos”.

Leia também...
Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

Agrupamento de Escolas Ginestal Machado com mais de 300 estudantes positivos à Covid-19

Agrupamento vai realizar um testagem massiva.

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Docente do IP Santarém recebe menção honrosa internacional

Premiado projecto “Escape Room: Ideia de inovação e Desenvolvimento”.

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…