O Auto-Retrato na Pintura Portuguesa é o título do livro da autoria de Maria Emília Vaz Pacheco que foi apresentado no dia 11 de Julho no Museu do Chiado em Lisboa.

O mesmo foi ontem, quinta-feira, apresentado em Santarém no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.

A obra conta com a chancela da editora Caleidoscópio, foi apresentada pelo historiador Vitor Serrão.

Nesta cerimónia estiveram presentes, para além da autora, Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, vereadora da cultura da autarquia scalabitana e Jorge Ferreira, director da editora Caleidoscópio, entre outros.

“O Auto-Retrato na Pintura Portuguesa” é o resultado de um estudo inédito em Portugal, centrado na produção do Auto-Retrato na História da Arte em Portugal e balizado entre 1470 (Painéis de S. Vicente) e 1975 (experiências vanguardistas actualizadas com a contemporaneidade artística internacional).

A reflexão procura desvendar o processo de autonomização do Auto-Retrato Pintado em relação à produção do Retrato, com destaque para a sua afirmação como género autónomo a partir de Oitocentos.

Tema emblemático na História da Arte Ocidental, a abordagem do Auto-Retrato tem em conta a configuração da nossa memória colectiva, elaborando tipologias, enquadrando fases e contextualizando especificidades da sua produção face ao meio artístico e cultural português, e com referência à arte europeia, visando alcançar o conhecimento de quem somos e contribuir para a definição da identidade artística, social e filosófica que nos caracteriza como povo.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 20 de Julho)

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…