Professores da Escola Superior de Educação de Santarém galardoados com o Prémio de Distinção da Casa das Ciências 2018


Os professores Bento Cavadas e Elisabete Linhares, ambos docentes do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação, foram galardoados com o Prémio de Distinção da Casa das Ciências_2018 com o recurso educativo “CreativeLab_Sci&Math | Bad Plastics – Oceanos livres de plástico: participar na mudança!”.

O professor Bento Cavadas ganhou ainda uma Menção Honrosa, também na categoria “Recurso Educativo”, em conjunto com os professores Nuno Ribeiro, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), e Bruno Sousa, do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira (Lagoa), com o trabalho “Crise vulcânica”.

Em 2017, a professora Marisa Correia, da mesma escola, também foi galardoada com três prémios de distinção atribuídos pela Casa das Ciências® aos recursos educativos “A refração da luz”, “Brincando com astronomia” e “As ciências em tempo de natal”.

Os trabalhos anteriores podem ser consultados e descarregados no portal de recursos digitais para professores da Casa das Ciências®. Esta instituição, sedeada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e associada ao EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo, distingue anualmente os melhores trabalhos disponibilizados aos professores no portal, nas categorias recurso educativo e imagem. Este ano, pela primeira vez, foi também atribuído o prémio Professor do Ano ao professor de Biologia e Geologia Hélder Pereira, da Escola Secundária de Loulé.

Todos os trabalhos foram elaborados no enquadramento do projeto CreativeLab_Sci&Math®.

Este projeto, dinamizado pelos professores do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação, foca-se na inovação no ensino das ciências e da matemática. Um dos seus objetivos é a formação de educadores e professores em práticas didáticas de caráter interdisciplinar, entre a matemática e as ciências, em ambientes educativos inovadores. Para a dinamização das atividades são usadas metodologias investigativas e com integração curricular das tecnologias, programação e robótica. Algumas das atividades do projeto são partilhadas na Casa das Ciências® para que todos os professores as possam utilizar com os seus alunos.

Nos dias 15 e 16 de março de 2019, no enquadramento deste projeto, irá ocorrer o evento de Inovação no Ensino na Matemática e das Ciências_2019, dedicado a esta temática.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS