A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai estar a receber candidaturas de projectos agrícolas a implementar em Abrantes, Constância ou Sardoal até 17 de Junho. Este concurso dispõe de 100 mil euros para apoiar os investimentos, que promovam a melhoria das condições de vida, trabalho e produção dos agricultores ou que contribuam para o processo de modernização e de capacitação das empresas do sector agrícola.

Nos Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola (10.2.1.1.) para a Ribatejo Interior são priorizados os pedidos de apoio incidam sobre o olival, produtos biológicos, frutos vermelhos e hortofrutícolas. Também, pontuam mais, as candidaturas que incorporem novas tecnologias, equipamentos, produtos ou processos comparados aos existentes. O apoio, nesta medida do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, é de 50 por cento das despesas elegíveis para investimentos desde os 100 e até aos 50 mil euros.

São elegíveis despesas relacionadas com construção e melhoramento, nomeadamente, na preparação de terrenos, em edifícios e outras construções directamente ligados às actividades a desenvolver, adaptação de instalações, plantações plurianuais e pastagens permanentes; instalação ou modernização de sistemas de rega. Os apoios nesta operação, também, permitem a compra ou locação de novas máquinas e equipamentos, incluindo os de prevenção contra roubos; de transporte interno e de movimentação de cargas; as caixas e paletes com duração de vida superior a um ano; e outros equipamentos de valorização dos subprodutos e resíduos da atividade. Permite, ainda, investimentos na eficiência energética e nas energias renováveis, software aplicacional, propriedade industrial, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e de branding e estudos de viabilidade, acompanhamento, projetos de arquitetura e engenharia.

Este é já o 5º aviso de abertura de recepção de candidaturas da TAGUS nesta medida, inserida no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural), do PDR2020 e através Portugal 2020, e cofinanciado pelo cofinanciadas pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural. As candidaturas devem ser submetidas através do formulário eletrónico no sítio do portal do Portugal 2020 (www.portugal2020.pt), do PDR2020 (www.pdr-2020.pt) ou da TAGUS (www.tagus-ri.pt). Nestas plataformas é, ainda, a possível encontrar as orientações técnicas, o aviso de abertura de concurso e as portarias de enquadramento legal, imprescindíveis para a orientação na formalização dos pedidos de apoio.

Os interessados neste aviso podem obter mais esclarecimentos, agendando reunião através do email tagus@tagus-ri.pt ou através do telefone 241 106 000.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…