No Sábado, dia 29 de Abril, às 9h a 30POR1LINHA regressa à Azinhaga para realizar a sua 9ª saída de campo do Projecto Rios na foz do rio Almonda para monitorizar o rio junto à Ponte do Cação.

O Projecto Rios coordenado em Portugal pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, consiste na adopção e monitorização de um troço de 500m de rio, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de protecção e valorização dos sistemas ribeirinhos.


É um projecto que promove a participação cidadã na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objectivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribuir para a implementação da Carta da Terra e da Directiva Quadro da Água.


É nesse sentido que se irá analisar a qualidade da água, o estado das margens, a galeria ripícola e tentar identificar as espécies de fauna e flora existentes neste troço do Rio Almonda.

Na ocasião será assinalado o “Save The Frogs Day” – Dia Internacional para a conservação dos Anfíbios, um evento anual organizado e coordenado a nível mundial pela Save The Frogs desde 2008, uma associação sem fins lucrativos com sede na Califórnia dedicada à conservação de anfíbios.


O objectivo é aumentar a consciencialização sobre o desaparecimento de espécies de anfíbios em todo o mundo, visto que enfrentam graves problemas ambientais tais como alterações climáticas, perda de habitat, doenças infecciosas, poluição e pesticidas.

A organização recomenda roupa e calçado confortável, água e protector solar.


A participação é gratuita mas inscrição obrigatória para: atrintaporumalinha@gmail.com 

(com indicação do nome completo, data de nascimento, NIF e contacto telefónico)

Nota: A realização da actividade está dependente das condições meteorológicas.

Leia também...

Adesão à greve da Função Pública adia julgamento no Tribunal de Santarém

Sessão do julgamento do caso de Tancos adiada para o próximo dia 2 de Dezembro.

Reitor do Santuário de Fátima apela à coerência entre o que se professa e como se vive

O reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, alertou hoje que “ser…

Chamusca devolve 1000 pinheiros de Natal à Natureza

No próximo dia 28 de Janeiro os 1000 mini-pinheiros naturais disponibilizados de…

CIM Lezíria considera “impensável” eventual alteração territorial que exclua Vale do Tejo

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria afirmou ser “impensável” que o…