Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

A magia dos livros regressa ao Pavilhão Multiusos de 27 de Outubro a 5 de Novembro pela 39.ª edição da Feira do Livro de Coruche.

A Feira “abre o livro” às 18 horas de 27 de Outubro, sexta-feira, desde logo com a inauguração da exposição de banda desenhada de Mário André, patente durante o certame, abrindo também portas aos leitores e a dezenas de autores que encontram tempo, espaço e inspiração na Vila para trocar ideias e experiências marcantes. A manhã e o início da tarde de sábado, 28 de Outubro, são dedicados às crianças com o espectáculo de teatro infantil “O Incrível Rapaz que Comia Livros”, do grupo de teatro Muzumbos, a que se segue um atelier de artes plásticas dinamizado por Carmo Moser para crianças dos três aos seis anos e a apresentação do livro infantil “Qual o Sabor das Nuvens” com a autora local Ana Luísa Silva. À tarde, a jornalista e escritora portuguesa Isabel Stillwell está na Feira à conversa sobre a sua extensa obra literária, num dia encerrado com chave de ouro pelo actor Paulo Pires e pela harpista Emanuela Nicoli, que interpretam o recital de poesia e harpa “Eugénio de Andrade e os Seus Contemporâneos”.

A 29 de Outubro, Sofia Vieira, mentora da associação e livraria Aqui Há Gato, promove de manhã uma sessão da Hora do Conto e, à tarde, a autora Idália Silva está na Feira à conversa sobre o seu livro “O Meu Coração em Versos”, a que se segue a dinamização de jogos de tabuleiro modernos pela empresa B de Brincar, de Vilma Van Harten e Carlos Ramos, que disponibiliza brinquedos e jogos ecológicos que contribuem para o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e culturais. O dia tem o seu momento alto com a presença do escritor e jornalista Luís Osório, para mais uma conversa sobre ideias e livros.

A autora Daphne Van Winkel dinamiza, na manhã de 30 de Outubro, uma sessão de animação de leitura do livro infantil “Eu Sou um Unicórnio” e, à tarde, acontece uma oficina de escrita criativa com a professora coruchense Maria do Rosário de Freitas. No dia seguinte, 31 de Outubro, há nova sessão de animação de leitura de manhã, mas desta feita do livro infantil “Qual o Sabor das Nuvens?” com a educadora de infância e autora coruchense Ana Luísa Silva. À tarde, o autor João Marecos está à conversa com alunos de segundo e terceiro ciclos sobre o seu livro “Carta ao Cavaleiro de Nada”.

Segue-se, na manhã de 1 de Novembro, uma aula de ioga com Helena Altenburg, fundadora do estúdio de ioga Alma de Fada. A tarde é preenchida pelo regresso dos jogos de tabuleiro modernos ao Multiusos, a que se segue a apresentação do livro “Recordações Abafadas”, do autor coruchense Isidro Azevedo. A fechar o dia, o jornalista e historiador José Milhazes debate o seu mais recente livro, “A Mais Breve História da Ucrânia: Dos príncipes de Kyiv a Zelensky”.

A manhã de 2 de Novembro tem início com a dinamização de uma sessão de animação de leitura do livro infantil “Pim… Pam… Pum… de Onde Vêm os Puns?” pela autora Lúcia Branco e prossegue com uma sessão de animação de leitura com Susana João – uma viagem à volta dos livros para alunos de terceiro e quarto anos.

“Fernando Pessoa, 87 anos depois” é o tema que abre a programação vespertina, em conversa com o professor Francisco Pina Queiroz. A abrir o apetite, o pasteleiro Marco Costa, que se notabilizou pela participação em reality shows, apresenta o seu livro de culinária “O Segredo da Receita”.

A 3 de Novembro há sessão dupla, de manhã e ao início da tarde, com o reconhecido ilustrador Paulo Galindro, que aborda a importância da ilustração na literatura infantil junto de alunos de primeiro e segundo ciclos. O desenho e a ilustração voltam a ser temas centrais com um workshop de Mário André sobre banda desenhada e sobre a liberdade da criação de fanzines nas escolas. O programa fecha com a apresentação do livro filatélico “Viagem Botânica por Portugal” pelo autor e professor Luís Mendonça de Carvalho.

O espectáculo de teatro infantil “Os Polos da Nossa Terra”, do grupo de Teatro Cativar, abre a programação de dia 4 de Novembro, quando regressa a dinamização de jogos de tabuleiro. Enquanto isso, decorre, a meio da tarde, um momento alto de partilha e reflexão com o escritor Pedro Chagas Freitas sobre a sua obra literária.

À noite o palco é da Oficina d’Artes de Coruche (ODAC), que proporciona um espectáculo de música e dança.

A 39.ª Feira do Livro de Coruche encerra a 5 de Novembro, domingo, com David Carrapo em concerto, mas não sem antes dar lugar a mais uma Hora do Conto com Sofia Vieira (Aqui Há Gato), a um atelier de artes plásticas e criação de narrativas visuais com Carmo Moser e a uma sessão de poesia promovida pela tertúlia “um poema na vila” sobre o centenário de Eugénio de Andrade, na qual marca presença a professora catedrática e escritora Helena Buescu.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…