As obras de reabilitação do sistema de tratamento de Alcanena e nas novas redes de saneamento de Carvalheiro e de Covão do Coelho/Vale Alto são inaugurada hoje, num investimento global de 9,5 milhões de euros, revelou o município.

“Vamos inaugurar um conjunto de obras no sistema de Alcanena, na ordem dos cinco milhões de euros, que visam aumentar a eficiência e também o controlo de odores da ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais]”, disse à Lusa o presidente da câmara de Alcanena, Rui Anastácio.

Contudo, salientou, o problema de fundo em termos ambientais carece depois de um “sistema de afinação final”, com uma “solução de base natural para a afinação do efluente que vai permitir que o efluente da ETAR seja zero, ou seja, não vai água para o rio e o efluente final é eliminado por evapotranspiração”, um investimento que estimou em cerca de 10 milhões de euros.

Para dar resposta ao “grande desafio ambiental” do concelho de Alcanena, que é melhorar o tratamento das águas residuais industriais provenientes do setor de curtumes ali instalado, coube à Aquanena, enquanto entidade gestora do sistema, “delinear e executar um plano estratégico para melhorar o tratamento que é efetuado na ETAR e em toda a rede de coletores”, que hoje é inaugurado, ficando, segundo Rui Anastácio, uma questão por resolver.

“O outro desafio é conseguirmos resolver um problema que nem sequer foi equacionado no plano estratégico, a nosso ver mal, que é a questão do aterro, ou seja, o que fazer às lamas que são, no fundo, a poluição que se retira no processo de tratamento da ETAR de Alcanena”, explicou.

Nesse sentido, acrescentou, o município está a procurar “uma nova solução de desidratação que permita encontrar uma solução final que não seja o aterro e que permita encerrar o aterro de lamas”.

“Esse é o nosso grande desafio do ponto de vista do ambiente”, declarou o autarca.

Os três projetos que hoje vão ser inaugurados representaram um investimento de aproximadamente 9,5 milhões de euros nos sistemas de saneamento de águas residuais domésticas e industriais do concelho de Alcanena, com destaque para os investimentos prioritários no sistema de tratamento de Alcanena, cujo valor das empreitadas ascendeu a 5,1 milhões de euros, com um cofinanciamento de 4,87 milhões de euros através do REACT-EU, do Programa Operacional COMPETE 2020.

Já o investimento no sistema de Carvalheiro foi de 1,18 milhões de euros e nos sistemas de Covão do Coelho / Vale Alto ascendeu a 3,17 milhões de euros, sendo que ambos os projetos foram cofinanciados pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

“As obras do sistema da rede de saneamento, de Carvalheiro, de Vale Alto e do Covão do Coelho, que nós já recebemos do anterior executivo, eram obras que estavam paradas, com problemas muito sérios do ponto de vista da empreitada e falência de empreiteiros, mas felizmente conseguimos resolver e terminar essas obras que permitem ao concelho de Alcanena ter praticamente 100% de saneamento”, destacou o presidente da câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Municípios tentam diversificar medidas perante falta de espaço e custos dos canis

Campanhas de adopção, esterilizações, protocolos com associações e obras de construção ou…

Dois detidos por tráfico de estupefacientes em Alpiarça

Militares do Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Alpiarça,…

Papa pede aos 130 mil motociclistas reunidos em Fátima para não arriscarem vida

Mais de 130 mil motociclistas reuniram-se este domingo, 22 de Setembro, em…

Câmara de Santarém preocupada com ausência de informação da Infraestruturas de Portugal sobre encosta das Portas do Sol

A Câmara de Santarém reafirmou hoje a “enorme preocupação” com a ausência…