Um grupo de 12 jovens do Instituto do Emprego e Formação Profissional visitou na manhã de hoje, quinta-feira, dia 23 de Junho, as instalações do Jornal Correio do Ribatejo acompanhados pela professora Carla Ferreira.

O Director do Jornal, Paulo Narciso, orientou uma visita didáctica pela história, instalações e espólio deste jornal centenário, que completou no passado dia 09 de Abril 131 anos de publicação ininterrupta desde a sua fundação em 1891.

Esta visita permitiu aos jovens vivenciar de perto a forma como o Jornal era produzido, desde o tempo da antiga tipografia, com recurso aos tipos em chumbo e zincogravuras, passando pelo offset, até à impressão em rotativas, hoje em dia.

Os jovens tomaram ainda conhecimento da evolução do Jornal no campo digital, através do site, redes sociais e as aplicações para dispositivos móveis (APP), plataformas, para além do Jornal impresso, com que o Correio do Ribatejo comunica com os seus leitores.

Os alunos tiveram também oportunidade de explorar a nova mesa interactiva que reúne a digitalização dos Jornais “O Santareno”, “Correio da Extremadura” e “Correio do Ribatejo” até ao ano de 2000.

Neste equipamento, são apresentados digitalmente todos os jornais impressos que foram alvo de digitalização a cargo de Luís Pavão, cuja empresa, sedeada em Lisboa, é especialista neste tipo de preservação de documentos históricos, sendo que os visitantes poderão facilmente “desfolhar” as páginas antigas da colecção deste jornal e recordar a História de Santarém do último século.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…