António Esteves Mendes comemorou o centenário de vida, no passado dia 30 de Junho, um dia passado com a família e com um presente especial. A família levou-o à Igreja da Graça, em Santarém, onde António trabalhou como guia até se reformar em 1991.

António Mendes nasceu no dia 30 de Junho de 1921 na aldeia de Vale
da Torre, concelho de Castelo Branco. A sua infância foi passada nesta pequena e pacata aldeia, onde a sua família sobrevivia essencialmente da agricultura.  Assim que atingiu a adolescência, começa a acompanhar o pai na arte da construção civil, profissão que o fez homem e o obriga, no ano de 1966, a mudar-se para França para melhorar as condições de vida. Aí viria a exercer a mesma arte até 1969. Regressa depois a Portugal pelas saudades da família que deixou.

Em 1977, inicia uma nova fase da sua vida, como guia na Igreja da Graça, em Santarém,
onde permaneceu até à sua reforma em 1991. Foi neste período, na Igreja da Graça, que aprofundou os seus conhecimentos de toda a história que esta igreja contém.

No dia em que completou 100 anos de vida, a família proporcionou-lhe a oportunidade de uma vez mais conduzir, desta feita os seus familiares, numa visita guiada pelo interior da Igreja da Graça, mostrando que os anos não lhe não lhe afectaram a frescura da memória.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…