António Esteves Mendes comemorou o centenário de vida, no passado dia 30 de Junho, um dia passado com a família e com um presente especial. A família levou-o à Igreja da Graça, em Santarém, onde António trabalhou como guia até se reformar em 1991.

António Mendes nasceu no dia 30 de Junho de 1921 na aldeia de Vale
da Torre, concelho de Castelo Branco. A sua infância foi passada nesta pequena e pacata aldeia, onde a sua família sobrevivia essencialmente da agricultura.  Assim que atingiu a adolescência, começa a acompanhar o pai na arte da construção civil, profissão que o fez homem e o obriga, no ano de 1966, a mudar-se para França para melhorar as condições de vida. Aí viria a exercer a mesma arte até 1969. Regressa depois a Portugal pelas saudades da família que deixou.

Em 1977, inicia uma nova fase da sua vida, como guia na Igreja da Graça, em Santarém,
onde permaneceu até à sua reforma em 1991. Foi neste período, na Igreja da Graça, que aprofundou os seus conhecimentos de toda a história que esta igreja contém.

No dia em que completou 100 anos de vida, a família proporcionou-lhe a oportunidade de uma vez mais conduzir, desta feita os seus familiares, numa visita guiada pelo interior da Igreja da Graça, mostrando que os anos não lhe não lhe afectaram a frescura da memória.

Leia também...

Procissão dos Fogaréus ou do Senhor da Misericórdia sai à rua na Chamusca

No âmbito das Solenidades Religiosas da Semana Santa na Chamusca, a Procissão…

Nova vereadora de Santarém assume sete pelouros

Cristina Casanova (PSD) assumiu segunda-feira, 6 de Maio, o cargo de vereadora…

Louça comestível reduz pegada ambiental do Festival Bons Sons

Louça biodegradável e comestível, garrafas reutilizáveis e a substituição de toda a…

Carrinha de tabaco assaltada à mão armada na Póvoa da Isenta

Uma carrinha de transporte de tabaco foi assaltada e o condutor sequestrado…