Aprovado estudo prévio da reabilitação do Terreiro de Santa Maria e espaços adjacentes em Torres Novas

Foi aprovado na reunião extraordinária privada de câmara do município de Torres Novas de 18 de Julho, o estudo prévio do projecto de reabilitação do Terreiro de Santa Maria, Rua António César Vasconcelos Correia, Largo do Salvador e acesso ao Museu Municipal Carlos Reis. A proposta foi aprovada por maioria, com voto contra do BE. 

O projecto destina-se a proporcionar melhores meios de circulação e de fruição deste percurso urbano com inegável importância histórica e patrimonial, devolvendo-lhes dignidade e fazendo com que constituam uma mais-valia no desenvolvimento sociocultural da cidade. Esta acção visa, igualmente, interligar existências patrimoniais através de circuito, de carácter histórico, centrado na Rua General António César Vasconcelos Correia onde numa extremidade, no Largo Heróis de Diu se encontra a Igreja da Misericórdia e as ruínas do Templo de Santa Maria, tal como o acesso ao castelo, para ao longo daquela via encontrarmos diversos edifícios antigos e de qualidade arquitectónica, como o edifício onde actualmente estão instalados os Paços do Concelho, até se alcançar, na extremidade oposta, o Largo do Salvador, onde se erguem a Igreja do Salvador e a Casa Mogo de Melo, hoje Museu Municipal de Carlos Reis.

Este projecto abrange uma área de intervenção de aproximadamente 7700 metros quadrados e, para além da intervenção para a musealização do terreiro e ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo, pretende-se intervir na Rua António César Vasconcelos Correia e Largo do Salvador, considerando a definição do mobiliário urbano, equipamentos para recolha de resíduos sólidos, plano de acessibilidades e de manutenção das áreas verdes.

PUBLICIDADE

Principais axções a desenvolver:

Ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo: pretende-se a fruição deste espaço urbano pela população em geral, sublinhando a ancestralidade da sua ocupação. Será efectuado o ajardinamento do espaço urbano em que será evidente (e referência central) o traçado das paredes que resultou dos trabalhos arqueológicos levados a cabo no local. Dos trabalhos previstos fazem parte a consolidação e recobrimento das paredes das ruínas, para as preservar e conferir maior visibilidade e compreensão dos espaços do antigo templo; enquadramento das árvores existentes; acesso para pessoas com mobilidade condicionada; placas informativas; gradeamento e redefinição dos muros existentes; rede de drenagem de esgotos para escoamento de águas pluviais e iluminação.

Troço viário (Rua General António César Vasconcelos Correia) e zonas anexas, entre o Largo Heróis de Diu e o Largo do Salvador: requalificação dos pavimentos; criação de sinalização e ordenamento da via; rede de drenagem de esgotos para escoamento das águas pluviais; iluminação; mobiliário urbano e espaços verdes.

Largo do Salvador, adro da Igreja do Salvador e tardoz do Museu Municipal Carlos Reis: reordenamento do espaço público e do terreiro da Igreja do Salvador de forma a evidenciar a presença e significado do edifício, privilegiando a acessibilidade e fruição do terreiro (nomeadamente a pessoas com mobilidade condicionada); estudo para arranjo paisagístico integrando (se possível) as árvores existentes e a plantação de novas árvores (oliveiras); projecto de iluminação e de mobiliário urbano.

Elevador no Posto de turismo: implementação de elevador de utilização pública no edifício do Posto de Turismo, que permita aceder pelo interior e pelo exterior do edifício, para utilização nos três pisos e ligação ao Museu Municipal Carlos Reis.

PUBLICIDADE
info, ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS