A sessão de encerramento do projecto “+ Acesso para Todos – Por Comunidades Mais Inclusivas”, da Associação Salvador, teve lugar quinta-feira, 29 de Junho, pelas 10h30, na Casa do Brasil. Uma sessão que serviu para a apresentação dos resultados do projecto no concelho de Santarém, das acções de sensibilização junto das escolas e da comunidade local, que terminou com um momento de partilha e de debate sobre o problema das acessibilidades.  

João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Joana Gorgueira, gestora do Projecto “+Acesso para Todos”, Margarida da Franca, directora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Cataria Pires, chefe da Divisão de Planeamento e Projectos da CMS, debateram o tema das acessibilidades no concelho de Santarém e da falta de quadros comunitários de apoio para executar os trabalhos de adaptação dos equipamentos públicos às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida.  

“Nós, Câmara Municipal, somos investidores sociais e mobilizámos um conjunto de parceiros, como a APPACDM do Vale de Santarém que tem feito um trabalho notável a vários níveis e na área da educação em concreto, onde a palavra acessibilidade está sempre presente no nosso quotidiano”, considerou João Leite, vice-presidente da CMS. 

“São utentes que necessitam de uma atenção redobrada, onde o tema acessibilidade é transversal e multidisciplinar. A Santa Casa da Misericórdia de Pernes é outra das instituições de relevo e da maior importância do nosso Concelho. Está a construir valências muito importantes”, acrescentou.  

O autarca lembrou ainda o “Projecto Rampa” que permitiu fazer um diagnóstico do Concelho, “para sabermos onde tínhamos que intervir de modo a permitir a acessibilidade”. 

Para promover a inclusão social das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador desenvolve projectos que respondem às necessidades das pessoas com deficiência motora.  Desenvolvem-se em três áreas de actuação: conhecimento, através do incentivo à investigação, da partilha de informação e da criação de redes de cooperação; integração, com a promoção da qualidade de vida, apoio ao emprego, eventos inclusivos, desporto adaptado e mais actividades que incentivem a uma presença activa na sociedade; e sensibilização, apostando em acções que sensibilizam para o respeito da diferença e da igualdade de oportunidades, campanhas de prevenção rodoviária e sensibilizando para o cumprimento da Lei das Acessibilidades.  

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…