Aveiras de Cima recebe “Do Torricado à Lapardana, uma viagem gastronómica”

Nos dias 9 e 10 de Março, o Mercado Diário de Aveiras de Cima será palco do evento “Do Torricado à Lapardana, uma viagem gastronómica”. A iniciativa é uma parceria entre a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, a Casa do Povo de Aveiras de Cima, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima e o Município de Azambuja.

O mote da festa é preservar, prestigiar e divulgar pratos típicos do “antigamente”, com destaque para o célebre Torricado. Mas vai além da gastronomia, indo ao encontro dos seus fundadores, a população mais antiga e mais humilde da freguesia de Aveiras de Cima, nomeadamente os habitantes dos “Casais” que a rodeiam. Algumas dessas pessoa irão confeccionar estas iguarias ao vivo, como eram preparados antigamente, partilhando histórias do seu passado, transmitindo um testemunho para as novas gerações e partilhando este conhecimento quase em vias de extinção na sociedade actual.

Nesta viagem “Do Torricado à Lapardana”, vão ser protagonistas o famoso e ribatejano Torricado, a açorda, o açordão, a sopa de cardos, a sopa da avó, as misturadas, a sopa de mostarda, a sopa de batata, o arroz de feijão, as pataniscas de bacalhau e a Lapardana, entre outros.

O evento terá animação com vários momentos de música e dança. No dia 9 estará presente o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima, a Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima “Cantares de Sempre” e para o bailarico, o Hugo Sampaio. No dia 10 está marcada a actuação do Grupo Tradicional “Os Casaleiros” dos Casais de Brito de Azambuja, a Banda Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima e a actuação do Rancho Folclórico de Aveiras de Cima.

Para poder conhecer e participar nesta viagem, precisa apenas de adquirir o “kit de acesso” à entrada do evento, que tem um custo de 10 euros e com direito a uma prova gastronómica, que inclui, uma sopa, um prato e uma bebida. O prato e a tigela, personalizados, são oferta para recordação. 

A história começa a ser contada no dia 9, com o evento aberto ao público entre as 18h30 e as 02h00. Domingo, dia 10, o horário será entre as 12h00 e as 20h00

Esta iniciativa é integrada na marca “AZAMBUJA – TERRA DO TORRICADO”, promovida pelo Município de Azambuja com o objectivo de promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS