A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, na Chamusca, inaugurou no domingo, 25 de fevereiro, a exposição “Sociedade Desportiva e Recreativa Sport Lisboa e Chamusca: Memórias”, numa iniciativa do Município da Chamusca.

Na perspetiva de tornar o passado presente, esta exposição documental pretende dar a conhecer as raízes e a dinâmica cultural da SDR Sport Chamusca e Benfica (Delegação n.º 27), a funcionar desde o dia 05 de fevereiro de 1933 e até finais dos anos 80 nas atuais instalações da Biblioteca Municipal, altura em que se deu a fusão entre os clubes da Chamusca com a união entre o Sport Chamusca e Benfica, Sporting Club Chamusquense e Grupo Juventude Chamusquense. A união destes clubes deu origem ao União Desportiva da Chamusca e representou a ambição de criar uma entidade ainda mais forte e competitiva, capaz de alcançar novos patamares de sucesso.

A exposição inaugurada no passado domingo pretende assinalar os 120 anos do Benfica, que se celebram hoje, 27 de fevereiro e os 91 anos da abertura da Sede Sport Chamusca e Benfica, assim como homenagear os atletas e dirigentes que fizeram história no desporto e na cultura chamusquense, contribuindo para a promoção do concelho a nível nacional e internacional. Através de fotografias, documentos e testemunhos, o público pode mergulhar nas memórias e reviver momentos marcantes da SDR Sport Lisboa e Chamusca que englobavam um clube de futebol, um grupo cénico, pesca desportiva, atletismo, bilhar e ténis de mesa.

A inauguração contou com a presença de Paulo Queimado e Cláudia Moreira, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal da Chamusca. No discurso de inauguração o Presidente de Câmara saudou a memória José Rosa Rodrigues, atleta chamusquense, um importante jogador do Benfica e um dos fundadores do Sport Lisboa (atualmente Sport Lisboa e Benfica), que desempenhou um papel crucial na história do clube. Foi durante o seu mandato entre 1904 e 1906, que a primeira direção foi oficialmente reconhecida e que se constituiu a primeira equipa do clube. Mais do que um fundador, foi um líder nato, que guiou o clube nos seus primeiros anos e lançou as bases para o futuro grandioso que se avizinhava. Paulo Queimado saudou também todos os dirigentes e atletas que fizeram parte do Sport Chamusca e Benfica.

Na inauguração da exposição marcaram presença também João Mascarenhas, treinador da Secção de Triatlo do Sport Lisboa e Benfica, desde 2013 e coordenador da secção desde 2017, os atletas do concelho da Chamusca, Cassilda Carvalho (a residir atualmente no Entroncamento), multicampeã nacional de triatlo, atleta das seleções nacionais de triatlo e que integra também o Projeto Esperanças Olímpicas para Los Angeles 2028. Refira-se, que em 2023 foi medalha de bronze no campeonato do mundo de aquatlo e também medalha de bronze na Taça da Europa de Triatlo em Bled.

A exposição está patente ao público na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva até ao dia 06 de abril e pode ser visitada de 2ª a 6ª feira das 09h30 às 18h30 e ao sábado das 10h às 13h e das 14h às 16h. Esta é uma oportunidade imperdível para ficar a conhecer ainda mais sobre a história do desporto na Chamusca e celebrar os feitos dos seus protagonistas ao longo dos anos. A entrada é gratuita.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…