Bombeiros de Freixianda inauguram requalificação do quartel

A requalificação do Quartel da Secção de Bombeiros de Freixianda foi inaugurada no domingo, 14 de Junho, cumprindo-se assim uma ambição antiga deste corpo de bombeiros do concelho de Ourém que comemorou no passado dia 19 de Maio, 35 anos de actividade ao serviço da população.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de responsáveis de diversas entidades, mas assumiu um formato simples e sem público, no estrito cumprimento das normas e recomendações em vigor para conter a propagação da Covid-19.

O simbolismo e a importância do momento não foram esquecidos, com a realização da tradicional formatura, a bênção das novas instalações e as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, do Presidente da Assembleia Municipal, João Moura, do Comandante Operacional Distrital, Mário Silvestre, do Presidente da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, Abílio Rodrigues, do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém, Rui Neves, do Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém, Guilherme Isidro e do Presidente da Liga de Amigos da Secção de Bombeiros de Freixianda, Jorge Santos.

PUBLICIDADE

O projecto inicial de requalificação do Quartel da Secção de Freixianda, 3ª Companhia dos Bombeiros Voluntários de Ourém, tinha como principal objectivo a construção de balneários femininos, mas tornou-se uma obra mais abrangente e capaz de proporcionar condições dignas e de conforto a todos aqueles que diariamente se dedicam a zelar pela segurança de pessoas e bens.

A obra representa um investimento global na ordem dos 200 mil euros e contemplou melhoramentos nos balneários, nas camaratas, na central telefónica, nos sanitários, na cozinha e no parque de viaturas. Foi criada uma nova sala de formação, uma sala de convívio, duas novas camaratas, uma sala de lavagem e desinfecção, salas para arrumos e um novo espaço que será um consultório médico. As comunicações, canalizações, climatização e instalação eléctrica sofreram intervenções, além de melhoramentos no estacionamento exterior e a aquisição de novo equipamento e mobiliário.

Numa segunda fase, a Liga de Amigos da Secção de Bombeiros de Freixianda pretende instalar painéis foto-voltaicos na cobertura do quartel e concluir a zona de lavandaria e o ginásio.

O Presidente Luís Miguel Albuquerque manifestou o seu regozijo pela conclusão desta aspiração antiga dos Bombeiros de Freixianda e sublinhou o trabalho desenvolvido pelo Município no processo de legalização do Quartel, além do protocolo firmado com a Liga de Amigos que definiu um apoio financeiro de cerca de 100 mil euros.

O edil realizou ainda um balanço do impacto da Covid-19 no concelho de Ourém e lembrou os presentes que “devemos continuar a ser responsáveis e exigentes na adopção de medidas de segurança para a protecção de todos”.

O autarca lembrou também a distribuição de 39 mil máscaras pelos munícipes, a realização de mais de dois mil testes em IPSS’s, Bombeiros e outras entidades, os protocolos estabelecidos com corporações de bombeiros e IPSS’s concelhias para fazer face às despesas associadas ao combate à disseminação da Covid-19, além dos 500 equipamentos de protecção individual que foram distribuídos por todos os bombeiros do concelho.

O responsável máximo da Proteção Civil no Município de Ourém mencionou ainda a época de incêndios que se aproxima e anunciou que até ao fim do presente mês deverão estar concluídos os trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível à responsabilidade da autarquia, num investimento de 120 mil euros.

O Presidente referiu ainda a presença de uma equipa de sapadores a tempo inteiro no concelho de Ourém, algo que nunca tinha acontecido, além de outra equipa de sapadores da Comunidade Intermunicipal que esporadicamente realiza acções no território.

A Câmara Municipal vai renovar os equipamentos de comunicação do veículo de comando municipal e adquirir 300 máscaras de protecção contra incêndios para usufruto dos bombeiros das corporações concelhias.

Luís Miguel Albuquerque terminou o seu discurso com um apelo para que todos apoiem os bombeiros nestes tempos conturbados, manifestando a disponibilidade da Câmara Municipal para continuar a prestar todo o apoio possível e confirmando desde já a renovação dos protocolos previstos com as três corporações de bombeiros, no valor de 40 mil euros cada.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS