Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

O Tribunal de Santarém reconheceu o direito da Câmara de Rio Maior aos terrenos onde foram implantadas eólicas, recusando o pedido do Ministério Público (MP) para que fossem considerados baldios.

Na sentença, a que a agência Lusa teve hoje acesso, o Tribunal Judicial da Comarca de Santarém considerou improcedente a ação intentada pelo MP contra a Câmara de Rio Maior, o Parque Eólico das Serra das Meadas (PESM) e a Iberwind II (atual proprietária do parque), pedindo o reconhecimento dos terrenos onde foram implantadas eólicas como baldios.

O MP pedia a nulidade das escrituras públicas por usucapião feitas pela Câmara Municipal de Rio Maior, em 1987 e 1993, quando o município era presidido pelo socialista Silvino Sequeira.

Pedia ainda a nulidade dos contratos de arrendamento ao PESM (que se encontra em funcionamento desde 2006) e à Iberwind II.

Os pedidos foram considerados “improcedentes” pelo tribunal que não considerou provado que “os terrenos eram baldios” e absolveu o município, dando como provado que, “pelo menos desde 1945”, a Câmara de Rio Maior praticou, relativamente a estes, “atos próprios da sua qualidade de proprietária”, sem qualquer oposição ou contestação.

Com base na prova documental e testemunhal, o tribunal considerou claro que “as populações não usam a terra para satisfação das suas necessidades primárias”, como a apascentação de gado, recolha de lenha, cultivo ou outras funções agrícolas de modo comunitário, não dando assim razão ao MP que defendia tratar-se de terrenos baldios que deveriam ser “devolvidos à comunidade”.

O julgamento decorria desde dezembro de 2018 e foi sendo alvo de suspensões sucessivas na tentativa de se chegar a um acordo.

Retomado em novembro de 2021, o julgamento terminou com a absolvição da autarquia, do PESM e da Iberwind II.

Leia também...

Homem detido com mais de 600 doses de cocaína em Samora Correia

Um homem de 29 anso foi detido por tráfico de estupefacientes, em…

Renovada certificação de excelência da Unidade de Senologia do Hospital

A Breast Centres Network certificou, novamente, este ano, a Unidade de Senologia…

Raposa recebeu convívio sénior após dois anos de interregno

Realizou-se em Almeirim, no passado dia 30 de Julho, o 23º convívio…

Teatro Sá da Bandeira recebe espetáculo “O Convidador de Pirilampos”

O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, recebe, dia 01 de Junho,…