Câmara de Santarém convida alunos para o combate ao desperdício alimentar

O Município de Santarém está convidar os alunos das escolas do concelho a participar em acções de sensibilização para combate ao desperdício alimentar. O programa “Oferta de Recursos Educativos” – ORE tem contempladas 77 acções, com grande diversidade de temáticas, e em 2017/2018 contou com mais de 16.000 participações de alunos.

No projecto já participaram, no dia 26 de Abril, cerca de 40 alunos da Escola Alexandre Herculano que recolheram 340 Kg de couve que apanharam nos campos da Golegã e entregaram ao Banco Alimentar.

O objectivo deste projecto é recolher os produtos hortícolas que ficam nos campos para que sejam entregues a instituições de solidariedade social, aumentando a prática da sustentabilidade e o aproveitamento dos recursos.

Os produtos doados, apesar de terem muita qualidade, apresentam pequenos defeitos ou calibre desadequado, o que inviabiliza a sua valorização no mercado. O projecto criado em 2013 permite fazer a ponte entre os produtos que ficam nos campos dos nossos produtores e várias instituições de solidariedade social.

O projecto “Restolho” conta com a adesão da AGROTEJO (Coordenação), AGROMAIS, Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e ENTRAJUDA permitindo que toneladas de produtos agrícolas sejam aproveitados, diminuindo assim o desperdício alimentar.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS