A Câmara do Cartaxo tem em curso a contratação de mais 44 assistentes operacionais para as escolas do concelho, tendo em conta as “novas rotinas de limpeza, higienização dos espaços e vigilância” dos alunos impostas pela covid-19.

O presidente da Câmara do Cartaxo (Santarém), Pedro Magalhães Ribeiro (PS), afirmou que o município assume mais este encargo por esta ser “uma das maiores preocupações da autarquia” e porque o Ministério da Educação “já informou que não vai subsidiar a contratação de mais assistentes”.

Em resposta enviada hoje à Lusa, o município afirma que no ano letivo transato tinha colocados 105 assistentes operacionais (36 no agrupamento de escolas D. Sancho I, em Pontével, e 69 no agrupamento Marcelino Mesquita, no Cartaxo), quando o rácio definido pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) era de 68.

Para o arranque do presente ano letivo, a Câmara do Cartaxo já contratou, por tempo indeterminado, mais 17 prestadores de serviços, tem em processo de contratação 11 assistentes operacionais, recrutados por concurso público, e serão ainda contratados mais 16 assistentes operacionais através de contrato emprego inserção, com a duração de um ano.

“O valor do investimento para a contratação de assistentes operacionais ainda em curso será superior a 25 mil euros, a acrescentar aos assistentes operacionais já em funções”, afirma o município, salientando que estas contratações terão de ser sustentadas pelo orçamento municipal.

A autarquia solicitou ao Ministério de Educação “um reforço do rácio, atendendo às novas necessidades no âmbito da pandemia covid-19” e também pelos horários de funcionamento e Atividades de Apoio à Família, que terão de cumprir as orientações da DGEstE, para as quais os números de recursos humanos definidos “são insuficientes”.

“A DGEstE indicou que aguarda a publicação da alteração à Portaria 272-A/2017, de 13 de setembro, que regulamenta a fórmula de cálculo do rácio por unidade orgânica, da qual poderá resultar, eventualmente, alteração ao número de assistentes operacionais a afetar ao município do Cartaxo”, lê-se na resposta à Lusa.

“No entanto, não está prevista transferência de verbas, no âmbito da descentralização, para reforço de assistentes operacionais e assistentes técnicos para fazer face às necessidades que venham a ser consideradas no contexto da pandemia covid-19”, acrescenta.

A Câmara do Cartaxo tem em curso um “plano alargado de requalificação do parque educativo do concelho que ultrapassa os 3 milhões de euros” a executar até ao próximo ano letivo, segundo uma nota divulgada pela autarquia.

Esse plano inclui a retirada de estruturas de amianto ainda existentes em alguns estabelecimentos, bem como obras de requalificação da escola secundária e das EB 2,3 de Pontével e do Cartaxo.

Na Escola Básica José Tagarro, o município fez uma intervenção que permitiu a abertura da primeira sala de ensino pré-escolar público da freguesia do Cartaxo, destinada a 25 crianças, uma oferta aquém do número de inscrições, pelo que perspetiva a abertura de outra sala no próximo ano letivo.

A intervenção nesta escola, que rondou os 50.000 euros (em obras de requalificação e aquisição de mobiliário e material didático), incluiu uma nova sala polivalente, uma nova sala Snoezelen (multissensorial), novo mobiliário no refeitório comum e instalações sanitárias renovadas.

Tendo em conta as condições excecionais que marcam a abertura do ano letivo devido à pandemia da covid-19, as direções dos agrupamentos e das associações de encarregados de educação foram convidadas a participar nas reuniões de trabalho diárias da proteção civil, de acordo com a nota do município.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…