Mais de 2500 munícipes dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos já aderiram à campanha da Ecolezíria “Adote Um Compostor”, desde o dia 12 de Abril, data de arranque da acção. Esta iniciativa previa a distribuição gratuita de 7500 compostores para os residentes destes seis municípios que reunissem condições para efectuar a compostagem.

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas através do website da Ecolezíria, nas Juntas de Freguesia ou Câmaras Municipais. Para poderem realizar a compostagem – um processo de transformação natural de resíduos orgânicos em fertilizante rico em nutrientes -, as famílias interessadas na campanha têm obrigatoriamente que dispor de espaço exterior em casa num solo com terra, como um quintal, uma horta ou um jardim.

De acordo com o Administrador Executivo da Ecolezíria, Dionísio Mendes, “a campanha está a ter uma forte adesão e é notório o interesse e preocupação da população nesta prática simples de aproveitamento da matéria orgânica”, reforçando que, apesar da elevada procura, a Ecolezíria mantém “todo o interesse em receber mais inscrições para cumprir com o objectivo da entrega de todos os compostores afectos a este projecto”.

“Um outro ponto a ter em consideração é o tempo de espera da recepção do compostor. Pedimos a compreensão uma vez que este serviço está a ser realizado pelos serviços municipais de cada concelho e por ordem de inscrição, sendo uma entrega individualizada com a montagem do equipamento, entrega de guia informativo e esclarecimento de eventuais dúvidas, após contacto telefónico”, acrescenta por último.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa, co-financiada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), visa incentivar a população a reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos para fazer adubo natural. Cada compostor tem 310 litros de capacidade para transformar restos de alimentos e resíduos de espaços exteriores num produto orgânico rico em nutrientes para adubar a terra.

A acção faz parte de uma estratégia global da Ecolezíria que dá o mote à campanha “A Rua é a Casa de Todos”, e que pretende assegurar o cumprimento das metas definidas pela União Europeia para a reutilização e a reciclagem de 55% dos resíduos urbanos em 2025 e 65% em 2030.

Outras fortes apostas deste projecto mais vasto, serão a compostagem comunitária, a implementação de projectos piloto de recolha de lixo porta a porta, a criação de mais e melhores pontos de recolha de resíduos urbanos bem como de resíduos recicláveis, a divulgação da recolha adequada de monos e monstros, como entulho de obras ou objectos domésticos como móveis, colchões, entre outros, por parte das autarquias, entre diversas outras acções que visam melhorar da qualidade de vida em todos os municípios da Ecolezíria.

A Ecolezíria tem como meta melhorar a prestação dos serviços à comunidade e ser um dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que contribui fortemente para que Portugal atinja as metas da reciclagem e reduza a produção de resíduos indiferenciados.

A Ecolezíria – Empresa Intermunicipal para o tratamento de resíduos sólidos, EIM, é a empresa responsável pela gestão, tratamento e valorização dos resíduos urbanos produzidos em seis municípios: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

Estes municípios representam 122.662 habitantes, uma área geográfica de 2.356 km2 e uma produção estimada de resíduos de 61.000 toneladas/ano.

A gestão de resíduos é efectuada em várias infra-estruturas: Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos de Raposa, Estação de Transferência de Salvaterra de Magos, Estação de Transferência de Coruche e Ecocentro do Cartaxo.

A Ecolezíria procura de forma sustentada em termos ambientais e económicos, efectuar a gestão dos resíduos em sintonia com os municípios associados.

PUBLICIDADE
Leia também...

Chuva está de regresso e coloca Santarém sob aviso amarelo

A chuva está de regresso ao distrito de Santarém a partir desta…

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

GNR recupera Bufo Real em Almoster

A Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente do Destacamento Territorial da…

Passeio interpretativo nos 40 anos da Reserva Natural Paul do Boquilobo

O município de Torres Novas vai promover no domingo, 28 de Junho,…