A Câmara Municipal do Cartaxo entregou, no passado dia 6 de Setembro, cerca de 950 volumes de fichas de estudo, a 350 alunos e alunas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho do Cartaxo.

A entrega das fichas foi dirigida, gratuitamente, aos alunos que vão frequentar os estabelecimentos de ensino do concelho do Cartaxo no próximo ano lectivo 2019/2020 e são beneficiários do escalão I ou II do Apoio Social Escolar.

Segundo uma nota da autarquia, esta medida representa “cerca de nove mil e quinhentos euros de apoio directo às famílias”.

Estudo do Meio, Língua Portuguesa, Matemática e Inglês, são as áreas para as quais as crianças do 1.º ao 4.º ano do Ensino Básico, vão dispor de fichas de estudo, refere a mesma nota.

Na nota enviada à nossa redacção, Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Educação e Juventude, destaca a importância de garantir às famílias “este apoio suplementar, para que todas as crianças possam iniciar o ano lectivo em igualdade de circunstâncias”.

Referindo que os manuais escolares, a exemplo do ano passado, já são assegurados pelo Ministério da Educação, o autarca lembrou que “as fichas de estudo, essenciais ao trabalho diário nas salas de aula, ainda não são asseguradas pela administração central”, pelo que “assumimos a sua aquisição e entrega às famílias”.

Para o presidente da Câmara, “apesar do enorme investimento nacional e autárquico para garantir o direito à educação e o direito de igualdade de oportunidades no acesso ao ensino, há ainda um longo caminho a fazer para que a escola pública continue a garantir uma comunidade coesa, sustentável e capaz de responder aos desafios do futuro”, pelo que todo o investimento “que assegure uma escola pública de excelência, é um investimento de interesse público”.

Leia também...

“O Conservatório de Música de Santarém é um espaço ao serviço da Comunidade”

O Conservatório de Música de Santarém comemorou, no passado dia 17 de…

Escolas do Entroncamento apostam no ensino experimental das Ciências

Os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Pré-Escolar do…

Município assinala arranque do ano lectivo com visita a escolas requalificadas

João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), visitou hoje,…

Dez escolas da região distinguidas com selo Escola Amiga da Criança

Foram dez, as escolas do distrito de Santarém que viram os seus…