No âmbito das celebrações do centenário de nascimento de José Saramago, decorreu, no dia 2 de Setembro, a colocação dos primeiros azulejos de nomes de personagens saramaguianas, “António” e “Benedita”, da obra “Terra do Pecado”, que acompanham duas das “Cem Oliveiras para José Saramago”, plantadas em homenagem ao escritor e à sua infância passada na Azinhaga.

Na cerimónia organizada pela Fundação José Saramago, esteve presente o Executivo Municipal em permanência, o presidente da Junta de Freguesia, entre diversos populares que assistiram ao descerramento dos primeiros azulejos.

“Cem Oliveiras para José Saramago” é um projecto da Fundação José Saramago e da família do escritor, com o apoio da Câmara Municipal da Golegã e Junta de Freguesia de Azinhaga, onde a Rua Victor Manuel da Guia, em Azinhaga, contará, até Novembro, com cem oliveiras plantadas em homenagem ao Nobel Português, sendo que cada uma das árvores receberá o nome de uma personagem saramaguiana.

Apresentado à Câmara Municipal da Golegã e à Junta de Freguesia de Azinhaga, em 2019, o projecto foi apadrinhado por um agricultor da região, Manuel Coimbra, que prontamente ofereceu as cem oliveiras.

O projecto culminará no dia 16 de Novembro deste ano, data em que José Saramago faria 100 anos, com a plantação da centésima oliveira, a árvore, também esta centenária, receberá o nome da sua avó materna, Josefa.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…