O Município da Chamusca renovou pelo terceiro ano consecutivo o protocolo com a SEACoop – Social Entrepreneurs Agency, CRL., Agência de Empreendedores Sociais, com o objectivo de encontrar novas respostas para o combate ao desemprego, que existe no concelho da Chamusca.

O projecto visa um apoio financeiro de 79.200,00 euros e será desenvolvido em parceria com a Fábrica do Empreendedor e da StartLab, com sede na Chamusca, cuja actividade contribui para o fomento e desenvolvimento local, através da criação de novos empregos e do reforço dos níveis de empregabilidade dos beneficiários, potenciando ações que permitam respostas mais ajustadas e em rede, nomeadamente com o tecido empresarial e organizações locais.

Esta iniciativa do Município da Chamusca na promoção e no desenvolvimento deste projecto municipal na área da empregabilidade e do empreendedorismo, está disponível a toda a comunidade.

A inovação social, valorização dos conhecimentos e aptidões da população, bem como a disponibilidade para o apoio às comunidades e o empreendedorismo, são formas de contribuir activamente para as políticas de combate ao desemprego e à exclusão, criando, simultaneamente valor e auto-estima das pessoas e das comunidades.

No âmbito deste protocolo serão desenvolvidos os programas: +Emprego, +Empreendedor e “In Local – Animação Territorial”.

O +Emprego constitui uma resposta integrada e qualificada de apoio ao emprego, a pessoas residentes no município e não cobertas pelas respostas existentes, nomeadamente através do Job Mentoring (levantamento inicial da experiência, expectativas profissionais e competências pessoais e sociais, assim como a construção de um plano de integração profissional ou formativa); das Técnicas de Procura de Emprego (apoio na elaboração, redacção e adaptação de CVs, preparação de entrevistas de emprego ou resposta a anúncios de emprego); da Marca Pessoal (descoberta do valor acrescentado da pessoa, potenciando a sua diferenciação e a sua adequação a cada oferta específica, seja pessoal, formativa ou de voluntariado).

Das actividades a desenvolver no âmbito do +Emprego destaca-se a abertura de um espaço para atendimento; formação de curta duração em diversas áreas ou processos de recrutamento nas instalações da Fábrica do Empreendedor, realizando um trabalho de maior proximidade com as empresas locais de forma a garantir uma cada vez maior adequação de mão-de-obra local às reais necessidades com as empresas.

O +Empreendedor, consiste num modelo inclusivo de incubação de iniciativas económicas que visa a promoção da acção empreendedora de base local, a dinamização económica dos territórios e a co-construção de respostas específicas potenciadoras da acção empreendedora local, e assenta em três abordagens diferenciadas: Individual, dirigida a indivíduos ou grupos que desejem desenvolver uma ideia ou um negócio; Colectiva, um complemento à abordagem individual; e um Espaço de Incubação Físico.

O “In Local – Animação Territorial”, incide no desenvolvimento do trabalho em rede interinstitucional e mobiliza os parceiros para a inserção socioprofissional de pessoas em situação de exclusão.

As pessoas ou empresas interessadas poderão contactar a Fábrica do Empreendedor através do email empreendedorismo.chamusca@fabricadoempreendedor.pt<mailto:empreendedorismo.chamusca@fabricadoempreendedor.pt>, ou através do telefone 249 769 608.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…