Foto de Município de Tomar

O Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, foi palco do espetáculo teatral “Mulheres à solta no Paraíso”, no passado dia 5 de Junho.

Inserida na 7.ª Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Templários – Tomar, a iniciativa foi apresentada pelas alunas do curso profissional de Intérprete, Ator, Atriz com a participação da Companhia de Teatro Templários.

A peça retrata 11 mulheres que se encontram à volta de um círculo para homenagear uma companheira, morta de modo brutal e covarde. Esperam por respostas e vão contando histórias – em jeito de recordação, desabafo ou protesto – de coisas da sua vida.

É Catarina Eufémia quem quebra o gelo, abrindo caminho a outras, menos afoitas: Frida Kahlo, Marie Curie, Amy Winehouse, Inês de Castro, Harriet Tubman, Marilyn Monroe, Joana d’Arc, Diana de Gales, Ângela Tamagnini e Anne Frank. Vêm de vários lugares do mundo e do tempo para nos lembrarem, à sua maneira, do muito que se fez e do que ainda está por fazer no que toca aos direitos das mulheres.

Segundo organização o projeto “mulheres Anónimas começou como um jogo de improvisação interativa, uma espécie de teatro-terapia, capaz de nos pôr a todos a falar sobre descriminação, igualdade de género, preconceito ou racismo na primeira pessoa”.

Leia também...

Câmara de Santarém lança hasta pública para arrendamento de cafetaria no Miradouro de São Bento

O Município de Santarém vai realizar uma hasta pública no dia 20 de abril, às 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com…

Câmara de Benavente admite alterar requalificação de largo se estiver em risco prestação de socorro

A Câmara de Benavente admite alterar a requalificação do Parque Ruy Gomes, em Samora Correia, na sequência do alerta do comandante dos bombeiros para…

Traficantes detidos pela GNR com mais de 4 mil doses de estupefacientes

Actuavam nos concelhos de Alcanena, Torres Novas, Porto de Mós, Golegã e Vila Nova da Barquinha.

Alfredo Amante vence União de Freguesias da cidade de Santarém

Alfredo Amante, candidato da Aliança Democrática (AD), é o novo presidente da União de Freguesias da cidade de Santarém, após vencer as eleições autárquicas…