Celebra-se este mês o centenário do Cine-Teatro Paraíso, em Tomar. A efeméride foi assinalada logo no dia 1 de Março, com o descerrar de uma lápide evocativa, à entrada do edifício, pelos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal.

Também nesse dia, ficou disponível no local a edição única do Jornal do Centenário, uma publicação de oito páginas, em formato de jornal, que faz uma síntese da História e das histórias que marcaram, logo desde o século XIX, aquela sala de espetáculos e as que a antecederam.

Teve lugar uma sessão ligeiramente mais formal para, com a presença da vice-presidente da Câmara, Filipa Fernandes, e da chefe da Divisão de Turismo e Cultura, Ana Soares, assinalar, mais do que a memória, a actualidade do espaço e o modo como pretende chegar cada vez mais perto do público.

Para isso, uma das novidades é o site www.cineteatro.cm-tomar.pt, disponível a partir de agora para facilitar o acesso à programação da sala, incluindo agenda com todos os dados dos espetáculos, mas também acesso direto à bilheteira. Com uma estrutura simples e apelativa (e ferramentas de acessibilidade), o site permite ainda recordar a História do espaço e muitos espetáculos que por ali passaram.

Novidade igualmente revelada pela vereadora é que está para breve a instalação, há muito reclamada, de pagamento com multibanco na bilheteira física do Cine-Teatro.

Entretanto, foi também levantado um pouco do véu quanto à programação para o resto do ano, a começar já pelas diversas actividades comemorativas do cinquentenário do 25 de Abril, e de que uma das mais mediáticas será o concerto de Sérgio Godinho, com a sua banda, no dia 6. Entre as iniciativas que já fazem parte do calendário, destaquem-se o Festival de Jazz, em Junho, e o Planos Film Fest, em Novembro.

Registo também para “O Paraíso faz-se à rua”, espetáculos que, como o nome indica, ultrapassam as barreiras físicas do Cine-Teatro e prolongam a arte no centro histórico.

Chegar aos mais novos é também uma prioridade e, por isso, foi também apresentada a versão 2024 da revista anual lançada inicialmente no ano passado.

Foram ainda sublinhadas as parcerias, nomeadamente a exploração do bar do CTP pela Associação de Saúde Mental do Médio Tejo; a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, de que o tomarense é um do reduzido número de espaços financiados; e a Artemrede.

A instalação de uma sala de espetáculos em Tomar remonta à primeira metade do século XIX com a criação do Theatro Nabantino, em 1843. Seria remodelado, reabrindo em 1924 como sala também aberta ao cinema. Nos anos quarenta sofreu nova remodelação e acabaria por fechar em 1991. Adquirido pelo Município, reabriria, após nova remodelação, a 1 de março de 2002.

Em 2023, o Cine-Teatro Paraíso teve um total de 16.587 espetadores, em 292 sessões que ocuparam aquele espaço quase metade dos dias do ano (174, ou seja, 47,6% dos dias). O cinema comercial foi aquele que ocupou a maior fatia, seguido da música e do teatro. As atividades para a infância tiveram também um valor significativo, mas houve ainda stand-up, dança, as sessões de cine-clube e outras sessões diversas.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…