A segunda edição do EuRoc – European Rocketry Challenge vai reunir 19 equipas e cerca de 400 estudantes originários de 13 países de toda a Europa, entre 11 e 17 de Outubro.

Trata-se da 2ª edição da competição de lançamento de foguetes universitários na Europa, promovida pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, que se realiza com o objectivo de estimular os alunos de engenharia a projectar, construir e lançar os seus próprios rockets a partir do Campo Militar de Santa Margarida.

Num plano mais alargado, a competição, que faz parte da estratégia da Agência Espacial Portuguesa, visa despertar os jovens para as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) fortalecendo competências na área do Espaço por meio da pesquisa, educação e cultura científica.

Esta edição do EuRoc inclui pela primeira vez uma equipa portuguesa, a RED, do Instituto Superior Técnico, que faz parte do núcleo de aeronáutica do IST, foi constituída em 2017, e conta hoje com um grupo de 50 estudantes. O seu objectivo é projectar, construir, testar e lançar foguetes. Os alunos do Técnico já lançaram um total de quatro foguetes e estão agora a preparar a missão Blimunda, que estará a participar no EuRoc.

PUBLICIDADE

O Reino Unido é o país com maior representatividade na edição de 2021 do EuRoC, com quatro equipas, de outras tantas universidades, seleccionadas de acordo com critérios não apenas técnicos e de inovação, mas também ligados à diversidade e motivação dos grupos de trabalho. A Polónia e a Suíça, com três equipas cada, fecham o top três dos países com maior representatividade. Ponte de Sor e o Campo Militar de Santa Margarida vão ainda acolher estudantes provenientes da Alemanha, Áustria, Dinamarca, Grécia, Hungria, Itália, Holanda, Noruega e Roménia.

Entre as 19 equipas há três que regressam a Portugal: a ARIS – Akademische Raumfahrtinitiative Schweiz (Suíça), Space Team Aachen (Alemanha), DanSTAR (Dinamarca). Entre os seleccionados esteve ainda a Air ESIEA (França), que em 2020 não conseguiu cumprir o seu lançamento depois de problemas de última hora e que, apesar de ter sido seleccionada para esta nova edição, acabou por desistir.

 As actividades do EuRoC dividem-se entre o Campo Militar de Santa Margarida e o Aeródromo de Ponte de Sor, a par da 5.ª edição do Portugal Air Summit, onde os estudantes irão preparar os rockets que lançarão a partir de dia 13 de Outubro, do Campo Militar.

 Também em Ponte de Sor vai estar uma equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para fazer um teste de voo do seu primeiro foguetão, no que se espera que seja a antecâmara para uma presença na competição em 2022. Paralelamente, o EuRoC levou um grupo de estudantes da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Coimbra a juntarem-se em torno de um objectivo comum: desenvolver e testar um foguetão para competir numa futura edição do evento.

De acordo com Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, promotora e organizadora do evento, em parceria com o Município de Ponte de Sor, “um dos grandes objectivos do EuRoC é estimular os estudantes universitários portugueses a darem os primeiros passos para desenvolverem competências num segmento extraordinariamente desafiante e inovador como a área dos lançadores. A equipa do IST já estava a trabalhar neste desafio, mas acreditamos que demos um impulso fundamental, como esperamos vir a dar a outras equipas”.

As prioridades do EuRoc passam ainda por contribuir para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e a promoção de uma cultura científica e inovadora entre jovens universitários, ampliando a base de futuros profissionais e fortalecendo os meios que garantirão a sustentabilidade do sector aeroespacial em Portugal. Esta iniciativa pretende igualmente encorajar as sinergias entre a academia e a indústria aeroespacial, que promovam a inovação e a competitividade no sector, contribuindo para a criação de empregos altamente qualificados.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…