O Serviço de Ortopedia do Hospital de Santarém não está a receber doentes encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) devido a constrangimentos decorrentes da falta de médicos, informou hoje aquela unidade hospitalar.

O Hospital Distrital de Santarém confirmou à agência Lusa ter solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) “o encaminhamento de situações urgentes e emergentes” para outros hospitais, desde as 08:30 de hoje, devido a constrangimentos do serviço que se irão manter até às 08:30 de sábado.

“Apesar dos esforços desenvolvidos, o Serviço de Urgência de Ortopedia apresenta limitações (…) devido a equipa médica incompleta”, esclareceu o hospital, acrescentando que os utentes que cheguem aquela unidade “por meios próprios são atendidos”.

Na resposta enviada por email, o Hospital de Santarém reitera que “este mecanismo, baseado no funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde, garante a capacidade de resposta do Serviço e assegura os melhores cuidados de saúde aos seus utentes”.

Este é o segundo serviço a funcionar com limitações após, entre as 21:00 de quinta-feira e as 09:00 de hoje, se terem verificado constrangimentos no Serviço de Medicina, que impossibilitaram aquela unidade de receber doentes.

À agência Lusa, o gabinete de comunicação do Hospital informou que, no Serviço de Medicina, a situação já se encontra normalizada.

O Hospital de Santarém assegura a prestação de cuidados de saúde a uma população residente de cerca de 184,6 mil habitantes distribuídos pelos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Salvaterra de Magos, Santarém e Rio Maior.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.