A UD Santarém começou da melhor forma este novo ano, ao vencer por 1-0 na recepção ao 1º Dezembro. Jogo que marcou também o regresso das vitórias da equipa unionista em casa, após uma série de 5 jogos (3 meses) sem vencer no seu reduto.

A partida em si pautou-se pelo grande equilíbrio entre as duas equipas, com poucas oportunidades para ambos os lados, num jogo bastante físico e que não foi propriamente bem disputado.

A equipa visitante foi a primeira a criar perigo logo aos 9 minutos, com Clemente a cabecear ligeiramente ao lado da baliza, após um pontapé de canto bem cobrado para a entrada da pequena área. Respondeu logo de imediato a equipa escalabitana através de Bruno Figueiredo, que arriscou o remate de fora de área, com o esférico a ir à figura do guardião Guilherme Oliveira.

A primeira meia hora de jogo trouxe grandes dificuldades para as duas equipas. A U. Santarém teve menos bola, enquanto o 1º Dezembro usufruiu das melhores iniciativas no ataque. No entanto, ambas as formações esbarravam no bom posicionamento e segurança defensiva dos homens mais recuados do adversário, o que levou a poucas chances de perigo durante este período do encontro. 

Ao minuto 35, Leandro Alves ainda fez os adeptos da casa gritar “GOLO!”, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo, decisão que nos pareceu correcta por parte da equipa de arbitragem.

Foi sem grande surpresa que o intervalo chegou com um nulo no marcador. E se a primeira parte poucas oportunidades teve, a segunda ainda menos. Pelo menos até aos 70 minutos, altura em que o jogo efectivamente “aqueceu” um pouco.

Ao minuto 73’, uma falta por assinalar a meio campo sobre Diogo Brás permitiu que Rui Batalha cavalgasse descaído pelo lado esquerdo do seu ataque e ficasse na cara de Gustavo Galill, valendo à equipa escalabitana uma enorme intervenção do seu guarda-redes. 4 minutos depois, Evandro Barros tentou a sua sorte de longe, mas rematou fraco e à figura de Galil. Aos 83’, Galil foi novamente chamado a intervir, saindo corajosamente aos pés de Clemente, que se encontrava isolado e preparado para rematar à baliza. Respondeu a U. Santarém ao minuto 88, com os habituais cruzamentos/remates letais de Pierre Sagna sobre o lado direito, levando a bola a bater no poste da baliza.

Quando tudo parecia encaminhado para um empate a zero, aos 90 minutos Juninho cobrou um livre directo para a zona do segundo poste. Aí, Alcobia elevou-se bem alto para cabecear em direcção ao poste contrário, onde apareceu Rúben Araújo a encostar para o golo da vitória, fazendo explodir de alegria as bancadas do Campo Chã das Padeiras.

Vitória bastante suada e igualmente importante para os comandados de Carlos Fernandes (que foi expulso por protestos), que relança a turma unionista na luta por um lugar nos quatro primeiros classificados. 

A U. Santarém ocupa agora a 5.ª posição, com 21 pontos, apenas a dois pontos do 4.º classificado Belenenses, precisamente o próximo adversário da equipa escalabitana. O jogo entre as duas equipas está agendado para o próximo dia 12 de Janeiro (domingo), no Estádio do Restelo, com início às 17H30.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Serviço de Pneumologia do HDS implementa técnica inovadora no tratamento do derrame pleural

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) iniciou recentemente uma técnica inovadora para…

Campus da Protecção Civil inaugura hoje em Almeirim

Quando em Julho de 2009 a então Autoridade Nacional de Protecção Civil…

Novo Programa de Aceleração de Ideias de Negócio inicia em Torres Novas

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém inicia no dia…

Relâmpago causa incêndio na cafetaria El Galego

A cafetaria El Galego, em Vale de Estacas, na cidade de Santarém,…