A lista de candidatos do PS por Santarém às legislativas de Outubro, liderada por Alexandra Leitão, foi aprovada terça-feira à noite pela Comissão Política da Federação distrital com 67 votos a favor, 10 contra e um branco.

O presidente da Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista (PS), António Gameiro, disse em declarações à Lusa que a lista de candidatos a deputados apresentada pelo Secretariado à Comissão Política foi aprovada “sem contestação e até com grandes elogios” pelo “equilíbrio” que apresenta.

A lista, pendente da decisão definitiva da Comissão Política Nacional, que se reúne no próximo dia 23, integra, além da actual secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, indicada pelos órgãos nacionais para cabeça-de-lista, António Gameiro (presidente da distrital e actual deputado, pertencente à concelhia de Ourém), Maria do Céu Albuquerque (ex-presidente da Câmara de Abrantes e actual secretária de Estado do Desenvolvimento Regional) e Hugo Costa (actual deputado, da concelhia de Tomar).

Em quinto lugar surge o ex-vereador na Câmara de Santarém Manuel Afonso, seguindo-se Mara Lagriminha, presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas (Coruche), Francisco Dinis, presidente da distrital da JS (Torres Novas), Mário Balsa, presidente da concelhia do Entroncamento, e Vera Simões, vereadora na Câmara de Rio Maior.

António Gameiro afirmou que a lista é paritária (dos 14 nomes, que incluem cinco suplentes, sete são mulheres), com representação territorial repartida, uma média etária que ronda os 40 anos e “rejuvenescida”, por manter apenas dois dos nomes da lista anterior.

Em 2015, o PS obteve 32,9% dos votos no distrito de Santarém (a coligação PSD-CDS conquistou 35,8%, o BE 10,8% e a CDU 9,6%), tendo eleito como deputados José Vieira da Silva (actual ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, indicado pela nacional), António Gameiro e Idália Serrão.

A saída de Vieira da Silva para o Governo permitiu a entrada do quarto na lista, Hugo Costa, e a renúncia de Idália Serrão, com a eleição para a administração da Associação Mutualista do Montepio, levou Maria da Luz Lopes (colocada agora em último lugar na lista) a assumir o cargo de deputada em Janeiro último.

Questionado sobre algumas manifestações de descontentamento por não ter sido respeitada a vontade da concelhia de Santarém, que, numa votação na comissão política, escolheu o nome de Tiago Preguiça (actual chefe de gabinete de Vieira da Silva), António Gameiro declarou que a distrital não abdica de uma prerrogativa que estatutariamente é sua e lamentou que não tenha havido “articulação”.

Segundo Gameiro, a constituição da lista teve por orientação os critérios definidos pela nacional e três pressupostos, o primeiro dos quais, o trabalho realizado no distrito em prol das populações e do partido, seguindo-se a “representatividade social e económica” pela participação em movimentos associativos e finalmente a representação territorial e sectorial, procurando abranger “o espectro de actividades do distrito”.

A Comissão Nacional do PS aprovou a 28 de Junho o conjunto de critérios para a escolha de candidatos a deputados nas eleições legislativas, processo que encerrará no próximo dia 23 de Julho com a aprovação definitiva das listas.

A secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, destacou, na altura, como critérios essenciais “a abertura das listas de candidatos à sociedade civil e deverem ser tendencialmente paritárias”, ou seja, constituídas por igual número de homens e de mulheres.

Em relação ao perfil dos candidatos a deputados do PS, Ana Catarina Mendes classificou como desejável “a escolha de gente empenhada e comprometida com um projecto para a sociedade portuguesa”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…