Edifício Equuspolis recebe exposição de pintura Mariola Landowska

Vai ser inaugurada a exposição de pintura de Mariola Landowska, “Diálogo com a Arte Rupestre II”, no dia 23 de março, pelas 17h00, na Galeria de Arte João Pedro Veiga, Edifício Equuspolis, Golegã, a exposição estará patente até ao dia 31 de maio com entrada livre.

De nacionalidade polaca, a artista desenvolve o seu trabalho em Paço de
Arcos, Lisboa. Reside em Portugal desde 1993, país que acolheu para desenvolver a sua trajectória artística onde, através das suas viagens à América do Sul, Índia e África transpõe nas obras memórias dos vários
lugares que conhece, através de objectos encontrados e esboços feitos nessas mesmas incursões. Transversalmente a autora remete no seu percurso artístico o contacto que teve com povos indígenas, da mesma forma que abarca ideais antropológicos e arqueológicos.

Esta inspiração pelas sociedades ancestrais bem como as suas manifestações artísticas advém especificamente de locais que visitou e estudou como a Serra de Capivara e Serra do Cavalo Branco, no Brasil, ou mesmo em Portugal, como Foz Côa, Foz do Enxarrique, Vale do Rio Tejo e Rio Ocreza, todos estes locais pontos chave arqueológicos onde, na maioria deles, surgem registos de gravura rupestre.

Mariola Landowska transporta-nos assim a uma viagem entre o passado, presente e futuro, levando-nos a reflectir sobre o papel da Humanidade nos tempos passados e, consequentemente, nas conjunturas actuais, onde, através da multiplicidade de cores, formas e signos, o convívio de linguagens mais vanguardistas convive com o misticismo primitivo que nos leva a meditar e ponderar sobre a dimensão do Homem, e o papel do mesmo, sob o Universo.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS