O penúltimo dia da III Semana da Educação teve como ponto alto da programação uma sessão que versou sobre “Educação de Adultos – Aprendizagem ao longo da vida: Educação, Trabalho e Inclusão no território de Ourém”. Esta sessão decorreu no Auditório Cultural dos Paços do Concelho e reuniu docentes, técnicos especializados e técnicos das IPSS que discutiram o “estado da arte” da educação para adultos, além dos desafios que se apresentam ao setor e aos seus profissionais.
A Vereadora da Câmara Municipal, Micaela Durão, deu início aos trabalhos com um sublinhado para a importância da aprendizagem ao longo da vida no desenvolvimento comunitário e no combate às desigualdades, manifestando o seu agrado pela adesão dos técnicos e professores, não só do concelho, mas também de áreas limítrofes. A Vereadora realçou ainda a pertinência deste tipo de sessões, numa área que se vê confrontada com novos desafios, como por exemplo a necessidade de resposta a uma sociedade cada vez mais diversificada e multicultural.
Após a sessão de abertura, Luís Neves, Coordenador do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Ourém, felicitou os intervenientes na organização deste encontro e concretizou uma contextualização histórica da educação e formação de adultos no concelho, lembrando os presentes que segundo os dados apurados existem ainda cerca de duas mil pessoas analfabetas no nosso território. Seguiu-se a intervenção de Mónica Faria, Coordenadora do Centro Qualifica da Insignare, que fez uma breve apresentação do trabalho e das atividades desenvolvidas, enquanto caracterização sucinta da realidade da educação e formação para adultos no concelho.
Seguiu-se a comunicação de Fernando Caetano, Diretor da Unidade para a Aprendizagem ao Longo da Vida na Universidade Aberta, com a exposição de um conjunto de dados adquiridos no seu contexto profissional, refletindo sobre instrumentos e estratégias de intervenção que poderão beneficiar a educação de adultos. No mesmo sentido, Ana Claúdia Valente, Vogal na Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, abordou os novos desafios com que se depara a educação de adultos, com enfoque nas políticas públicas que respondem à multiculturalidade, às necessidades de literacia e ao mercado de emprego.
O encontro encerrou com uma mesa redonda que teve moderação de Cláudia Branco, do Agrupamento de Escolas de Ourém, e Sérgio Fernandes, da Insignare, que reuniu oradores, formadores e até formandos dos Centros Qualifica, que partilharam as suas experiências e possibilitaram uma troca de ideias construtiva e enriquecedora. A mesa dissertou sobre “Pessoas, Territórios e Identidades”, abordando as novas realidades que a educação para adultos vive e discutindo os melhores caminhos para uma correta definição de estratégias que assegurem a eficácia das políticas públicas que promovem a aprendizagem ao longo da vida.