O penúltimo dia da III Semana da Educação teve como ponto alto da programação uma sessão que versou sobre “Educação de Adultos – Aprendizagem ao longo da vida: Educação, Trabalho e Inclusão no território de Ourém”. Esta sessão decorreu no Auditório Cultural dos Paços do Concelho e reuniu docentes, técnicos especializados e técnicos das IPSS que discutiram o “estado da arte” da educação para adultos, além dos desafios que se apresentam ao setor e aos seus profissionais.

A Vereadora da Câmara Municipal, Micaela Durão, deu início aos trabalhos com um sublinhado para a importância da aprendizagem ao longo da vida no desenvolvimento comunitário e no combate às desigualdades, manifestando o seu agrado pela adesão dos técnicos e professores, não só do concelho, mas também de áreas limítrofes. A Vereadora realçou ainda a pertinência deste tipo de sessões, numa área que se vê confrontada com novos desafios, como por exemplo a necessidade de resposta a uma sociedade cada vez mais diversificada e multicultural.

Após a sessão de abertura, Luís Neves, Coordenador do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Ourém, felicitou os intervenientes na organização deste encontro e concretizou uma contextualização histórica da educação e formação de adultos no concelho, lembrando os presentes que segundo os dados apurados existem ainda cerca de duas mil pessoas analfabetas no nosso território. Seguiu-se a intervenção de Mónica Faria, Coordenadora do Centro Qualifica da Insignare, que fez uma breve apresentação do trabalho e das atividades desenvolvidas, enquanto caracterização sucinta da realidade da educação e formação para adultos no concelho.

Seguiu-se a comunicação de Fernando Caetano, Diretor da Unidade para a Aprendizagem ao Longo da Vida na Universidade Aberta, com a exposição de um conjunto de dados adquiridos no seu contexto profissional, refletindo sobre instrumentos e estratégias de intervenção que poderão beneficiar a educação de adultos. No mesmo sentido, Ana Claúdia Valente, Vogal na Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, abordou os novos desafios com que se depara a educação de adultos, com enfoque nas políticas públicas que respondem à multiculturalidade, às necessidades de literacia e ao mercado de emprego.

O encontro encerrou com uma mesa redonda que teve moderação de Cláudia Branco, do Agrupamento de Escolas de Ourém, e Sérgio Fernandes, da Insignare, que reuniu oradores, formadores e até formandos dos Centros Qualifica, que partilharam as suas experiências e possibilitaram uma troca de ideias construtiva e enriquecedora. A mesa dissertou sobre “Pessoas, Territórios e Identidades”, abordando as novas realidades que a educação para adultos vive e discutindo os melhores caminhos para uma correta definição de estratégias que assegurem a eficácia das políticas públicas que promovem a aprendizagem ao longo da vida.

Leia também...

Rio Maior investe 480 mil euros no combate ao insucesso escolar

A criação de uma Equipa Multidisciplinar de Intervenção e um Laboratório do…

Alunos da EB Salgueiro Maia vencem concurso nacional

Os alunos do quarto ano da Escola Básica Salgueiro Maia venceram o…

Finalistas das escolas INSIGNARE receberam os seus diplomas

Cerca de 500 pessoas participaram na Cerimónia Oficial de Entrega de Diplomas…

Inaugurada requalificação da Escola Básica/Jardim de Infância de Amiais de Baixo

As obras de requalificação da Escola Básica/Jardim de Infância de Amiais de…