O ensaio “Santarém: Perspetivas. Do início do Paço Real à instalação da Sé de Santarém – sua relação com o sistema defensivo da vila”, da autoria de Mário de Sousa Cardoso, foi apresentado este domingo, ao final da tarde, no Museu Diocesano de Santarém.

A sessão contou com a presença de D. José Traquina, Bispo de Santarém; Nuno Domingos, vereador da Cultura da Câmara Municipal; do padre José Ganhão e de Paulo Almeida Fernandes, historiador da arte, a quem coube a apresentação da obra.

Mário de Sousa Cardoso é um estudioso de Santarém e das suas Muralhas, assim como um profundo conhecedor dos vestígios remanescentes das diversas estruturas defensivas da Vila e de edifícios históricos entretanto desaparecidos.

Este autor foi desafiado a reconstruir a memória do espaço do Paço Real, sobre o qual se edificou o Colégio Jesuíta de Santarém e que, hoje, acolhe a estrutura Diocesana que integra: Catedral, Casa Episcopal, Museu Diocesano e Centro Diocesano de Pastoral, complexo que se afirma pela monumentalidade e beleza na praça principal da cidade.

Um texto ricamente ilustrado com diversas propostas de traçados das muralhas, assim como vistas e plantas antigas de Santarém, fotografia antiga e contemporânea, permitem, em conjunto, vislumbrar a ocupação deste espaço em diversos momentos da sua história, da história de Santarém e de Portugal.

A obra, que começou a ser pensada em 2016, mas só agora foi possível concretizar, aborda as muralhas de Santarém, a fortificação da Vila, os selos autárquicos de Santarém, a planta do Castelo da Vila, as Siglas, a Porta das Figueiras, o “Nascimento” do Paço, as diligências desenvolvidas pela Companhia de Jesus, a doação do Paço Real, a instalação do Colégio da Companhia em Santarém, plantas do Colégio da Companhia, a Planta Velha e a Planta de 1653, a Planta de Santarém dos finais do Século XVIII, o pátio dos estudos e do Liceu, o estabelecimento do Liceu, o projeto para adaptação do edifício sul e a criação da Diocese de Santarém.

O livro estará à venda na loja física do Museu Diocesano de Santarém e também pode ser encomendado através do email geral@museudiocesanodesantarem.pt ou telefone 243304065.

(Ler notícia desenvolvida na próxima edição impressa do Correio do Ribatejo).

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…