Foto de Arquivo

Em Quinta-feira de Ascensão o dia na Chamusca começa pelas 08h00 com a Tradicional Apanha da Espiga nos campos da região, um símbolo muito especial dos costumes e tradições do concelho. O ramo da espiga é composto habitualmente por: espiga de trigo ou centeio, que representa fartura de pão; malmequeres, riqueza; papoilas, amor e vida; oliveira, azeite e paz; videira, vinho e alegria; alecrim ou o rosmaninho, saúde e força. Guardado em casa, o rosmaninho da espiga não deve ser perturbado na sua quietude, sendo substituído apenas no ano seguinte por outro igual, mas mais viçoso. O ramo, considerado um símbolo de prosperidade e de sorte, deve ser colocado atrás da porta principal de casa e substituir-se no ano seguinte.

As festividades seguem pelas 10h00, com as cerimónias religiosas, com destaque para a Bênção dos Dons da Terra e dos Animais, junto à Igreja Matriz, uma cerimónia com um significado profundo para a população local.

Mas, o expoente máximo da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros em Quinta-Feira de Espiga, que ocorre por volta do meio-dia, mas que começa horas antes com a chegada das pessoas, que se vão amontoando ao longo da avenida principal da vila, numa onda de entusiasmo e de emoção. Só quem já vivenciou este espectáculo verdadeiramente mágico e único pode testemunhar a sensação única que é ver os toiros a correrem pela rua, conduzidos pelos campinos montados nos seus cavalos, cujo soar dos cascos no solo causam uma sensação mágica e única.

A tarde é marcada pela tradicional corrida de toiros Quinta-feira de Ascensão, na centenária Praça de Toiros da Chamusca.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…