O projeto SCRATCH, um inovador equipamento promotor do bem-estar animal para utilização no processo produtivo de suínos, do aluno João Oliveira da Escola Superior Agrária de Santarém foi o grande vencedor da final regional do Poliempreende.

A fase final deste concurso de ideias realizou-se no passado dia 25 de Junho, no Auditório da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Santarém, e o projecto vencedor irá participar agora na Final Nacional que este ano terá lugar em Santarém, numa iniciativa cujos detalhes serão conhecidos nas próximas semanas.

O primeiro prémio foi atribuído ao SCRATCH, o segundo prémio foi atribuído aos alunos Nair Cunha e Raphael Lucas (Escola Superior Agrária) que apresentaram a EASY PROTEIN, um projeto para a produção sustentável de proteína animal, através da utilização de insectos, no caso específico, o grilo e o terceiro prémio ficou na área da Saúde e Bem-estar e foi alcançado pelas alunas Mara Ribeiro e Ana Catarina Conceição (ambas da Escola Superior de Desporto de Rio Maior) que apresentaram a WORK MOVE, uma plataforma digital de facilitação do exercício físico e das pausas activas no local de trabalho.

Este ano, a Fase Regional do Poliempreende contou com a inscrição de 28 projectos que passaram primeiramente por uma fase de maturação e afinação, com a realização de workshops e foram posteriormente realizadas quatro semifinais temáticas, ficando sete projectos apurados para a Final Regional.

PUBLICIDADE

Esta edição contou com um júri externo convidado, constituído por António Fé da Caixa Geral de Depósitos, Sofia Plaza da NERSANT – Associação Empresarial e Nuno Malta do Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, que decidiram a atribuição dos prémios num valor global de 4.500 euros para os três projectos vencedores.

O Poliempreende é uma iniciativa da rede de Institutos Politécnicos, que vai já na sua 17ª edição e que visa, através de um Concurso de Ideias, avaliar e premiar projectos de vocação empresarial desenvolvidos por alunos, diplomados ou docentes destas instituições.

O objectivo é o de fomentar uma cultura empreendedora e que impulsione o desenvolvimento de competências, sobretudo nos estudantes, estimulando o empreendedorismo qualificado e criativo.

Cada edição do Poliempreende é iniciada com uma Fase Regional, realizada em cada Instituição de Ensino Superior Politécnico e termina numa Semana Nacional do Empreendedorismo onde tem lugar a Final Nacional.

PUBLICIDADE
Leia também...

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Câmara de Santarém paga transporte escolar para todos os alunos do concelho

A Câmara Municipal de Santarém vai pagar, no próximo ano lectivo, a…

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…

Creche gratuita para todas as crianças de famílias até ao segundo escalão de rendimentos

A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de famílias…