O estado de alerta especial para o dispositivo de combate a incêndios passou a azul, o mais baixo, desde as 00h00 desta quarta-feira, 22 de Julho, devido ao desagravamento das condições meteorológicas, avançou a Proteção Civil.

Numa nota enviada à comunicação social, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) precisa que o estado de alerta especial para o dispositivo de combate a incêndios rurais vai passar a azul, o mais baixo de uma escala de quatro, devido ao desagravamento das condições meteorológicas previstas para os próximos dias.

O estado de alerta especial azul significa que o grau de risco é moderado, existindo as condições para a ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais.

A situação de alerta em Portugal continental decretado pelo Governo devido ao risco elevado de incêndio também terminou às 23h59 de ontem.

Dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas indicam que este ano deflagraram 4.186 incêndios rurais, que provocaram 11.439 hectares de área ardida, 36% das quais em matos, 35% povoamentos florestais e 28% em área agrícola.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…