O aumento dos caudais do Tejo levou à submersão do parque de estacionamento junto ao rio Zêzere, em Constância, e de troços da EN 365 e de uma estrada municipal no concelho de Santarém, disse a Proteção Civil.

Em comunicado, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém mantém o nível Amarelo do Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, accionado na sexta-feira, devido ao “aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo, especialmente nos provenientes de Espanha e rio Ocreza”.

Além do alagamento do parque de estacionamento junto ao Zêzere em Constância, que já se verifica desde a manhã de sexta-feira, também a estrada nacional 365, em Ponte do Alviela e em Palhais/Ribeira de Santarém, e a estrada municipal que liga a Ribeira de Santarém a Vale de Figueira ficaram submersas.

“Mantendo-se a situação atual, é previsível que os caudais lançados no rio Tejo se mantenham acima dos 2.000 metros cúbicos por segundo em Almourol, nas próximas horas”, afirma a nota.

Segundo o CDOS Santarém, desde as 02h00 de sexta-feira que os caudais estão acima dos 2.000 metros cúbicos, “constituindo-se como factor de risco muito significativo no galgamento das margens do rio Tejo”.

O maior caudal lançado pelo conjunto das barragens com influência no rio Tejo registou-se às 00h00 de sexta-feira, com 3.085 metros cúbicos por segundo, acrescenta.

Assim, nas próximas horas poderá ainda ficar submerso o parque de estacionamento da Ribeira de Santarém, junto à estação de caminho de ferro, no concelho de Santarém.

Perante a “elevada probabilidade de cheia”, a Proteção Civil recomenda às populações que retirem, das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens e que levem os animais para locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas que serão provavelmente inundáveis.

Por outro lado, recomenda que não atravessem com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas e que se mantenham informados através dos órgãos de comunicação social ou dos agentes de Proteção Civil.

A passagem da depressão Elsa provocou em Portugal dois mortos, um desaparecido e deixou perto de 80 pessoas desalojadas, registando-se entre quarta e sexta-feira cerca de 8500 ocorrências no continente português, na sua maioria inundações e quedas de árvore, envolvendo cerca de 25 mil operacionais.

O mau tempo provocou também condicionamentos na circulação rodoviária e ferroviária, bem como danos na rede eléctrica, afectando a distribuição de energia a milhares de pessoas, em especial na região Centro.

No balanço das 20h00 de sexta-feira, a Proteção Civil indicou que, apesar do “ligeiro desagravamento das condições meteorológicas” durante o dia, a situação no rio Douro, na Régua, Porto e Gaia, “é preocupante”.

Três distritos (Beja, Faro e Setúbal) mantêm-se com aviso laranja (o segundo mais grave) até às 06h00 de hoje, devido a agitação marítima, enquanto 11 distritos estão sob aviso amarelo por causa de precipitação e/ou agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA alertou para os efeitos de uma nova depressão, denominada Fabien, que atingirá Portugal este sábado, em especial o Norte e o Centro, estando previstos intensos períodos de chuva e vento forte de sudoeste, com rajadas que podem atingir 90 km/hora no litoral norte e centro e 120 km/hora nas terras altas.

Os efeitos da depressão Fabien não deverão ter em Portugal continental a mesma intensidade do que os da tempestade Elsa, prevendo-se uma melhoria gradual do estado do tempo a partir de domingo. Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar entre as 21:00 de hoje e as 12h00 de domingo em aviso vermelho, devido à agitação marítima.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…