A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém acaba de realizar o “Estudo de Tendências do Consumo Alimentar da Geração Z vs. Sustentabilidade” que antecipa as necessidades de consumo alimentar com foco nas preferências dos jovens da geração Z. O ensaio, concebido no âmbito do projecto Farm to Fork New Business, um projecto financiado que visa estimular o empreendedorismo qualificado e inovador no sector agroalimentar, tendo por base a estratégia europeia para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, vai ser apresentado publicamente no dia 18 de Novembro.

O futuro do sector alimentar será marcado por uma conjugação da pressão direta ou indireta das megatendências actuais (alterações climáticas, digitalização, demografia e globalização), das orientações das políticas europeias e públicas, mas também da expressão da vontade e comportamentos dos consumidores, principalmente das gerações mais novas que marcarão o futuro do consumo alimentar, alinhando modelos de negócio e colaboração aos padrões e atitudes de compra esperados nos próximos anos. No cerne destes novos consumidores está a geração Z, que corresponde aos indivíduos que nasceram entre 1995 e 2010, o que significa que têm actualmente entre 12 e 27 anos de idade. Considerando que agrega um conjunto de indivíduos que nunca conheceram um mundo sem internet, esta é também frequentemente referenciada como a Geração dos Nativos Digitais, Zoomers, iGeração ou a Geração Pós-milénio.

A geração Z procura marcas e produtos que correspondam aos seus ideais e valores, assim como serviços flexíveis, transparentes e que lhes proporcione permanentemente novas experiências. Aspectos como o bem-estar e a saúde determinam as suas preocupações nas opções alimentares, preferem produtos frescos e saudáveis e têm em atenção factores como a personalização, a qualidade, os valores da marca, a flexibilidade, a sustentabilidade e o preço, quando optam por um produto, serviço ou marca.

As empresas a operar no sector agroalimentar, bem como os novos empreendedores que pretendam vir a operar neste domínio e os actuais e futuros empreendedores do sector agroalimentar podem alinhar o seu portfólio de produtos e serviços, antecipando os principais desafios e oportunidades do setor.

O “Estudo de Tendências do Consumo Alimentar da Geração Z vs. Sustentabilidade” vai ser apresentado pela NERSANT no próximo dia 18 de Novembro, pelas 14:30, em sessão online de participação gratuita. Os interessados podem inscrever-se no webinar em https://www.nersant.pt/agenda/.

De referir que o projeto “Farm to Fork New Business – Inovação e Empreendedorismo no Sistema Alimentar” é apoiado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC).

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.