A XVII Romaria a São Martinho decorreu na manhã desta sexta-feira na vila da Golegã, inserida na vigésima edição da Expoégua, certame que decorre nessa localidade até domingo.

Este ano, o ponto alto da Romaria, foi a benção e inauguração da Ermida a São Martinho, no ‘Largo do Rossio’ da Golegã, de onde se iniciou a romagem.

José Veiga Maltez, presidente da Câmara Municipal da Golegã, falou ao Correio do Ribatejo da maturidade que a Expoégua este ano atinge, segundo o próprio, bem como da importância deste evento no afirmar da Golegã como a Capital do Cavalo.

Para Veiga Maltez, “o cavalo é de todos e para todos”, sendo que o objectivo é que o mesmo seja uma identidade de todos no concelho, quer através da Feira Do Cavalo, quer da Expoégua, quer do contacto das crianças com o mesmo nas actividades extra-curriculares.

Até domingo pode visitar a Golegã e assistir a vários concursos nacionais e provas de equitação, onde a égua é o centro das atenções, nesta Expoégua, que pretende ser “um São Martinho de Verão”.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 25 de Maio)

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.