O padre João Rabuje Guerra, sacerdote mais velho da Diocese de Santarém, faleceu, no passado dia 10, aos 94 anos, no hospital da cidade, onde se encontrava internado.

Nascido a 28 de Agosto de 1929, na freguesia de Achete, em Santarém, João Rabuje Guerra foi ordenado padre, em 29 de Junho de 1954, por D. Manuel Cerejeira, então cardeal-patriarca de Lisboa.

Depois da ordenação, o padre João Rabuje Guerra iniciou o ministério sacerdotal a 26 de Agosto de 1954 como pároco de Fráguas, Arruda dos Pisões e Outeiro da Cortiçada, tendo sido incardinado em Santarém em Outubro de 1975, aquando da criação da diocese.

O sacerdote foi pároco de diversas comunidades, nomeadamente da Paróquia de Vale de Santarém e Almoster, iniciando funções em 1959; de Pontével que acumulou com Valada do Ribatejo, em 1973; de Alcobertas, em 1979, a que juntou também a função de pároco interino de Fráguas, Arruda dos Pisões e Outeiro da Cortiçada, em 1981.

A 24 de Setembro de 1987, manteve-se pároco de Alcobertas e acumulou com o cargo de administrador paroquial de Abrã.

Uns anos mais tarde, em 1994, tornou-se pároco de Pedrógão, tendo vindo a cessar funções, em 2007, para passar a residir na casa pessoal em Verdelho, mantendo-se a colaborar com colegas, “tanto quanto a sua saúde lhe permitia”, adianta a diocese.

Nos últimos anos, embora as fragilidades de saúde que apresentava e continuando a viver na casa pessoal, cuidado pela família, o padre João Rabuje Guerra era conhecido por dar um “bom testemunho, a todos os que o visitavam, de gratidão pela vida.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…