As tradicionais Festas do Santíssimo Milagre decorreramem Santarém, no domingo de Pascoela.

A grande Festa do Santíssimo Milagre iniciou-se com a veneração da Sagrada Relíquia, seguida de uma missa solene, presidida pelo Bispo de Santarém, D. José Traquina.  Durante a tarde, as ruas da Cidade receberam a tradicional procissão com a Relíquia do Santíssimo Milagre.

A procissão do Santíssimo Milagre teve início no Largo do Milagre, passando pelas ruas: Miguel Bombarda, Capelo Ivens, Teixeira Guedes, Serpa Pinto, Praça Sá da Bandeira, Capelo Ivens, Miguel Bombarda, regressando ao ponto de partida.

As ruas repletas de flores, a verdura a cobrir todo o percurso e as varandas enfeitadas por colchas de seda criaram um ambiente de beleza único na Cidade.

As Festas do Santíssimo Milagre comemoram a sagração da Igreja, em 1241, por S. E Regensis, Bispo anglo-saxónico de Lisboa, e assinalam também a ocorrência do chamado primeiro milagre em 1247, quando uma mulher sofrendo da infidelidade do marido após ter consultado uma feiticeira decidiu comungar sacrilegamente provocando o milagre: A Hóstia começou a sangrar!

A procissão, integrada nos festejos, relembra a restituição da Sagrada partícula à antiga Igreja de São Estêvão (actualmente Santuário do Santíssimo Milagre), o reconhecimento do milagre pelo Clero e o encerramento da Hóstia numa bola feita de velas derretidas.

O Santuário do Santíssimo Milagre é um centro de culto e peregrinação dos mais frequentados em Portugal.

A relíquia do Santíssimo Milagre, guardada numa âmbula na capela-mor, é a memória viva da transmutação da Hóstia em sangue, no séc. XIII.

Peregrinos vindos dos quatro cantos do mundo aqui afluem diariamente, para prestar a sua devoção.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.