A 43ª edição de um dos principais eventos de gastronomia do país, volta este ano a Santarém com novidades. “Troféu Portugal” é o nome do concurso que coloca à prova oito cozinheiros, cada um de uma região específica do país, que terão como desafio privilegiar os produtos locais nas suas receitas. Entre 17 e 27 de Outubro, a gastronomia será rainha em Santarém.

A próxima edição do Festival Nacional de Gastronomia (FNG) de Santarém vai decorrer de 17 a 27 de Outubro. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, durante o pré-lançamento da edição de 2024 do Festival, que decorreu durante o “Chefs on Fire”, no Jardim das Portas do Sol. O concurso “Troféu Portugal” será uma das grandes novidades deste ano, colocando à prova oito cozinheiros de diferentes regiões, que terão de utilizar nas suas receitas ingredientes das localidades que representam.

O mote da edição deste ano é “Tradição com sabor a futuro”, sobre o qual o autarca referiu que “vamos colocar a tradição gastronómica de mãos dadas com a modernidade. Somos a capital da gastronomia e o nosso festival é o mais antigo e transversal festival gastronómico do nosso País e tem tido a capacidade de modernizar-se e envolver as novas gerações”. Estarão presentes 12 restaurantes a servir o melhor da gastronomia portuguesa, de todas as regiões do país, incluindo Açores e Madeira.

João Teixeira Leite, lançou também a imagem do evento para este ano e divulgou que na apresentação oficial a realizar em Lisboa, no final de Setembro, serão apresentadas as restantes novidades.

Durante a apresentação do pré-lançamento do evento estiveram também o embaixador para a gastronomia de Santarém o chef Rodrigo Castelo e José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), tendo este último elogiado o dinamismo de Santarém na organização de eventos que atraem muitos visitantes ao Concelho, “Santarém está em grande forma, é fundamental continuar esta aposta na realização de eventos que gerem dinâmica, com destaque para a temática da gastronomia” referiu o presidente da (ERTAR).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…