A FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo que teve início no dia 3 de Junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que encerra hoje, foi uma montra da actual dinâmica da agricultura portuguesa e uma afirmação das suas raízes ribatejanas. O evento atraiu visitantes de todos os pontos do país, que reconhecem a feira como o maior certame agrícola nacional.

Segundo a organização a escolha do ovo como tema central da FNA foi um sucesso e do agrado de expositores e visitantes. Na entrada principal do recinto esteve patente “Eggcident, uma intervenção artística de Henk Hofstra – artista plástico holandês – com ovos estrelados gigantes cujo intuito foi chamar a atenção dos visitantes para a problemática das alterações climáticas, questão relevante para a agricultura, indústria, turismo e transversal a todos os sectores da sociedade.

Nos Claustros, sob a responsabilidade da ANAPO – Associação Nacional do Avicultores Produtores de Ovos, esteve patente uma exposição de empresas ligadas ao ovo, desde a produção, transformação e distribuição e que dinamizaram actividades relacionadas com o sector. Este espaço contou com uma decoração própria alusiva ao tema da feira, acções de showcooking, palestras e apresentações de produtos inovadores destinados ao consumidor.

FNA conquista “Sê-lo Verde 2023”

A FNA foi reconhecida pela 1ª vez pelo Ministério do Ambiente como “Evento Sê-Lo Verde 2023”, no âmbito de uma candidatura apresentada para o efeito e que tem como objetivo incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacto ambiental, social e económico nos grandes eventos, através do financiamento de práticas ecológicas a adotar nesses mesmos certames. Durante os nove dias de feira o compromisso com o meio ambiente foi uma constante.

Conversas de Agricultura e Encontros

No âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura”, a sustentabilidade e o respeito pelo ambiente, estiveram sempre na ordem do dia, em debates de grande valia técnica e bastantes apreciados pelos participantes.

A FNA 23 recebeu 32 ações que decorreram nos dias úteis entre Seminários e Encontros Empresariais destacando-se a Conferência Global de Avicultura (7 junho), Aplicação do PEPAC em 2023 (7 junho) ou a 10ª Conferência de Jovens Agricultores (5 junho) durante a qual foi lançado o 10º Concurso de Jovens Agricultores.

Exposição de Maquinaria

A Exposição de Maquinaria e Equipamentos voltou a ser um dos pontos fulcrais da feira com uma mostra que exibiu as últimas novidades do mercado numa demonstração de um sector inovador, sofisticado e com a utilização de muita tecnologia, que expôs máquinas de grande e pequeno porte, tractores e alfaias para todo o tipo de culturas e utilizações.

A presença das principais marcas de máquinas e equipamentos atraiu visitantes de todos os pontos do país e foram efectuados muitos contactos e estabelecidos bastantes negócios. De realçar o empenho dos expositores na apresentação dos espaços, que muito contribuiu para o sucesso desta área.

Dia de Santarém (7 Junho)

O Município de Santarém, as Juntas de Freguesia do concelho, as associações e instituições celebraram o Ribatejo e as suas tradições no dia 7 de Junho.

A FNA recebeu 1800 crianças das escolas do concelho, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santarém e da CAP no âmbito da campanha PAC4ALL, que tem como Intuito explicar aos mais novos a importância da Agricultura e os objetivos da Política Agrícola Comum.

De realçar a presença de 60 jovens voluntários da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo (Tremês) e da Turma de Desporto do Liceu Sá da Bandeira (Santarém) que acompanharam os mais novos ao longo do dia e ajudaram na organização do evento.

Com a presença de produtores locais no stand do Município, decorreram várias actividades como actuações de grupos e bandas musicais, espectáculos de acordeão, danças com ranchos folclóricos, malabarismos, ginástica acrobática, entre outras iniciativas num dia muito animado e repleto de alegria.

Dia dos Municípios

Todos os Municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo tiveram um dia que lhes foi dedicado no programa da Feira.

No dia 3 realce para Almeirim, no dia 4 destaque para Alpiarça e no dia 5 para Cartaxo e Salvaterra de Magos. No dia 6 o dia foi de Benavente, a 7 também se evidenciou a Golegã e a 8 a Chamusca. Nos dias 9, 10 e 11 distinguiram-se Azambuja, Rio Maior e Coruche, respectivamente.

Os vários Municípios trouxeram à feira produtores dos concelhos, grupos musicais, e proporcionaram aos seus visitantes dias diferentes na Feira Nacional de Agricultura.

Exposição Agropecuária

A organização da Feira Nacional de Agricultura procura proporcionar as melhores condições aos animais em exposição para que a mostra pecuária tenha sempre uma grande representação das raças autóctones portuguesas. Durante a FNA 23, marcaram presença diferentes raças bovinas, equinos, representando algumas das coudelarias nacionais, além de caprinos, ovinos, suínos e galinhas de raças autóctones e exóticas num total de cerca de 400 efectivos.

Tradição Ribatejana

A Feira Nacional de Agricultura voltou a apostar nas tradições e cultura ribatejanas. O público teve oportunidade de assistir a mercados tradicionais, largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música popular.

Neste âmbito realce para várias “Demonstrações de Toureio” promovidas pelas Escolas de Toureio de “Vila Franca de Xira”, “Moita do Ribatejo”, “Montijo” e “Azambuja”, que estiveram na FNA para aulas nesta área.

Animação e Espectáculos – Um layout diferente

O Grande Auditório foi palco de acções de animação como o concerto de encerramento de ano lectivo do Conservatório de Santarém ou a Festa das Universidades Seniores, iniciativas que contabilizaram no total 1900 pessoas.

Para a FNA 23 criou-se um espaço próprio e individualizado para a animação nocturna – Bares, Carrosséis, Concertos – de modo a que estas actividades não colidissem com outras iniciativas e permitissem um maior conforto aos visitantes.

Apesar da ideia ter sido bem acolhida, a organização reconhece que esta mudança não resultou bem no primeiro dia, o que levou a modificações paraa melhoria da utilização do espaço, tendo corrigido a questão para os restantes dias. Esta é uma área que iremos tentar melhorar na próxima edição.

A edição de 2024 já tem data marcada de 8 a 16 de Junho.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…