“Punctum – ser criança atrás das grades” é o tema da exposição fotográfica que Catarina Araújo Ribeiro inaugurará este sábado (20 de Janeiro), pelas 16h00, no Fórum Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém.

Durante quase quatro meses, Catarina Araújo Ribeiro fotografou a cumplicidade entre mães e filhos na prisão: o colo, o mimo, os sorrisos, as brincadeiras, os cuidados.

Para protecção da identidade dos menores, as fotografias não mostram os seus olhares, mas podem facilmente adivinhá-los nas expressões das mães e (sobretudo) nos seus reflexos nos olhos delas.

“Muitas destas crianças nunca saíram da prisão. Guardamos todos um segredo fantástico que, um dia, eles vão descobrir – é que, para lá dos muros que eles conhecem, existe um mundo imenso, com mar e montanhas, com gatinhos, e gelados, e milhões e milhões de pessoas, e carros, e toda a espécie de animais”, afirma Catarina Araújo Ribeiro.

“Um dia, enterrarão os pés na areia quente da praia, saltarão nas ondas do mar, deslumbrar-se-ão com muitos pores-do-sol, e descobrirão que se pode dar 100 passos e continuar a andar em frente, e Verão que há janelas sem grades e portas sem ferrolhos,” conclui.

Esta exposição estará patente até ao dia 10 de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h30, e aos sábados, das 10h00 às 13h00.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…