No próximo dia 27 de Julho, pelas 17h30, a Galeria de Arte João Pedro Veiga, espaço de exposições temporárias do Museu Municipal Martins Correia, vai inaugurar a exposição “Ser Artista por um dia” dos alunos da Let´s Art da Academia Sénior da Golegã. A mostra é de entrada livre e pode ser visitada até ao próximo dia 12 de Agosto.

Ascensão Oliveira, Bruno Protásio, Carminda Pereira, Conceição Vieira, Francisco Ratado, Isabel Pereira, Isabel sardinha, Luísa Feijó, Maria Adília Correia, Maria Alice Carvalho, Maria Almeida, Maria de Jesus Constantino, Maria de São João, Maria Elisa Freitas, Maria Elisa Salvador, Maria Eugénia Caixinha e Teresa Correia são os 17 artistas que integram a exposição “Ser Artista por Um dia” e são a prova de que a criatividade não envelhece.

A mostra reúne um núcleo das 30 obras de arte realizadas pelos alunos da Academia Sénior da Golegã que frequentam as 7 oficinas da  Let´s Art  realizadas durante o ano lectivo 2021/2022.

Os alunos tiveram contacto e experienciaram o campo das Artes Visuais (desenho, escultura, colagens, pintura) e da História da Arte, explorando grandes referências da História da Arte como Picasso (1881- 1973), Van Gogh (1853-1890), Matisse (1869- 1954), Dalí (1904-1989), exercitando a sua criatividade, utilizando a  imaginação, treinando a observação e a capacidade de análise e de partilha de histórias e conhecimentos, bem como a motricidade fina e a expressão livre, desconstruindo, ainda, alguns conceitos e resistências iniciais. 

No início houve alguma resistência, porque alguns alunos diziam que não sabiam ou não tinham jeito para as artes, mas fomos explorando, cocriando e crescendo em conjunto. O envelhecimento criativo é muito importante, em qualquer idade aprendemos e crescemos. A criatividade não envelhece. Picasso pintou Guernica com 55 anos, Matisse ficou numa cadeira de rodas aos 72 anos e inventou o desenho/pintura com tesouras.  As incapacidades biológicas não nos retiram a capacidade de pensar, escolher, de nos admirarmos com mundo e de sonhar”. Refere, Catarina da Ponte, responsável pela Let´s Art.

A exposição, de entrada livre, está patente de 27 de Julho a 12 de Agosto, aos dias úteis entre as 09h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00, na Galeria de Arte João Pedro Veiga, integrada no Museu Municipal Mestre Martins Correia, Rua D. João IV, Edifício Equuspolis.

A Let´s Art é uma associação Inserida no território da arte, da educação e da cultura, que tem como missão mediar e aproximar com diversos públicos destes domínios, através de uma abordagem e relacionamento próximo. Nasceu formalmente em 2021, na StartUp de Torres Novas, mas actua nestes campos há 14 anos.

A Academia Sénior da Golegã, foi constituída formalmente em 2003, a partir do Centro de Convívio, e desde então tem fomentado inúmeras actividades que se alargam, por vezes, a instituições congéneres, fomentando o intercâmbio de alunos. Neste estabelecimento de ensino, os alunos há muito que terminaram a escola. Mas aos 60, 70 ou mesmo 90 anos, todos querem continuar a aprender e, sobretudo, a “viver”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…