A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai reforçar o patrulhamento e vigilância terrestre para prevenir a ocorrência de incêndios.

Esta medida da GNR foi tomada face ao agravamento do risco de ocorrência incêndios rurais previsto para os próximos dias.

Aquela força alerta que é proibido fazer queimadas extensivas, sem autorização e sem acompanhamento de um técnico credenciado em fogo controlado, operacional de queima ou equipas de sapadores ou bombeiros, situação que é considerada “uso intencional de fogo” e está sujeita a coimas.

Também para se proceder à queima de matos cortados e amontoadas e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal e agrícola é exigida uma comunicação prévia à câmara municipal ou à junta de freguesia.

O uso do fogo exige atenção às condições meteorológicas, pelo que a GNR aconselha: • Não queime com tempo quente e seco ou com vento; • Escolha dias nublados e húmidos; • Leve sempre consigo o telemóvel para dar o alerta em caso de incêndio; • Faça a queima acompanhado.

Por força das circunstâncias meteorológicas, a GNR informa também que irá adoptar medidas e acções especiais de prevenção de incêndios rurais, sensibilizando a população para os cuidados a adoptar na realização de queimadas e queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de outras ações de gestão de combustível.

A Guarda disponibiliza ainda um serviço de atendimento telefónico SOS ambiente e território – 808 200 520, disponível 24 horas por dia, durante todo o ano, através do qual poderão ser expostas situações e colocadas dúvidas.

Nos espaços florestais e agrícolas, para além de alertar para o cuidado a ter na execução de queimas e queimadas, a GNR reitera os seguintes conselhos à população: • Evite fumar, fazer lume ou fogueiras; • Evite fumigar ou desinfestar apiários, a não ser com uso de fumigadores equipados com dispositivos de retenção de faúlhas; • Utilize tractores, máquinas e veículos pesados de transporte que possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés; • Em caso de incêndio, ligue de imediato para o 112, transmitindo de forma sucinta e precisa a localização, a dimensão estimada e a forma de acesso mais rápida ao local.

A GNR pede à população que se notar a presença de pessoas com comportamentos de risco, contacte de imediato as autoridades.

Leia também...

Cinco mortes por afogamento em Santarém nos primeiros seis meses do ano

Nos primeiros seis meses deste ano morreram 43 pessoas afogadas em Portugal,…

Detido em flagrante a burlar idoso

Militares da GNR de Coruche detiveram, no dia 5 de Fevereiro, um…

GNR recupera máquinas industriais furtadas

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal de…

VÍDEO | Ruas, passeios e espaços públicos de Alpiarça desinfectados

O Município de Alpiarça procedeu à segunda acção de desinfecção e higienização…