Nos próximos dias 20 e 21 de Maio, a Golegã será palco do maior evento nacional de Triatlo-Cross, com a partida e meta a terem lugar no Parque da Juventude – Equuspolis.

No sábado, dia 20, são esperados 200 atletas nacionais e internacionais nesta que será a prova rainha, inserida no circuito mundial de XTERRA, este ano com recorde de nacionalidades diferentes, provenientes de 18 países, entre as quais a Austrália, Estados Unidos da América, Canadá, Singapura, entre outros.

Ao todo, os atletas vão nadar 1.5kms na Alverca do Campo na Golegã, pedalar 35kms nos trilhos da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, terminando com 10kms de corrida em trilho, pelos campos da lezíria ribatejana.

A competição estará ao rubro, sendo esperado na disputa entre os profissionais masculinos uma grande batalha entre o Austríaco Dominik Wychera e os portugueses François Vie e Rui Dolores. No que diz respeito à competição de profissionais femininos, que este ano bate recorde de atletas em competição, o favoritismo recaí sobre a espanhola Saleta Castro vencedora em 2021, a suíça Evelybe Trepte e a francesa Emma Ducreux. Outra das grandes favoritas e a jogar em casa é Beatriz Ferreira, atleta goleganense que recentemente conquistou o título de Campeã do Mundo de Triatlo Cross, em Sub-23.

Domingo, dia 21, estarão em prova 522 jovens atletas no XTERRA KIDS e no XTERRA Sprint, competição inserida no campeonato nacional jovem de triatlo, estando o espetáculo garantido com os escalões de formação a colocarem em prática todo o seu talento e dedicação, sendo este o culminar de um fim-de-semana em que se espera uma moldura humana assinalável a assistir a todas as competições.

O XTERRA Portugal, com organização do Núcleo do Sporting Clube de Portugal da Golegã e da Câmara Municipal da Golegã, com apoio da Federação de Triatlo de Portugal, conta com a sua 9.ª Edição, sendo esta uma aposta do Município no desporto de competição e formação de jovens atletas, dado o potencial desportivo e de divulgação internacional que o XTERRA acarreta.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.