VÍDEO | Hélia Dias assume direcção da Escola Superior de Saúde de Santarém

Hélia Dias é a nova directora da Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS). A sessão de tomada de posse decorreu no auditório Lurdes Asseiro, na passada terça-feira, dia 2, onde a nova responsável assumiu a intenção de “construir um projecto de Escola com todos”.

“Temos que trabalhar com e para a comunidade, só assim faz sentido”, referiu a responsável que, sem esconder os “grandes desafios” que se colocam actualmente ao ensino superior, mostrou-se confiante em relação ao futuro.

“Vejo a ESSS como uma Escola comprometida com o desenvolvimento da região onde se insere e também com o País”, afirmou a nova directora eu sucede no cargo a Isabel Barroso, que esteve dez anos à frente da Escola de Saúde.

Criada em 1973, como Escola de Enfermagem, a ESSS dá hoje resposta “a exigências permanentes”, adaptando-se a “novas situações e cenários”, disse a nova responsável da escola que actualmente conta com cerca de 500 estudantes de 1º e 2.º ciclo e taxas de empregabilidade na ordem dos 90%.

“À ESSS reconhece-se trabalho, mérito e qualidade e assumimos uma estratégia formativa baseada na cooperação e investigação”, frisando que a diversificação de oferta formativa em enfermagem e a internacionalização são dois dos vectores em que a Escola vai apostar.

Na mesma sessão, tomou ainda posse Alcinda Reis como subdirectora.

A ESSS tem a licenciatura de Enfermagem, pós-graduação e mestrado em Enfermagem Comunitária e Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, e o mestrado em Gestão de Unidades de Saúde.

A Escola Superior de Enfermagem de Santarém sucedeu à Escola de Enfermagem de Santarém, tendo esta sido criada em 1973, dando corpo à política de saúde de então: Criar Escolas de Enfermagem em todas as capitais de distrito visando dotar os serviços de saúde, em especial as zonas mais periféricas, de pessoal de enfermagem.

A sua criação culminou num processo iniciado no princípio da década de 70 por iniciativa de individualidades locais e regionais que levaram até aos órgãos do poder os seus anseios de ver a cidade e a região dotadas com um estabelecimento de ensino de enfermagem, à semelhança do que vinha acontecendo com outros distritos.

Como Escola de Enfermagem de Santarém começou por ministrar, em Novembro de 1973 o Curso de Auxiliares de Enfermagem, mas já em Outubro de 1974 reformulou os seus objectivos tendo passado a leccionar o Curso de Enfermagem Geral que funcionou até 1992.

Em 1994/95 foi elaborado o Plano de Estudos do Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem na Comunidade e em 1995/96 o do CESE em Enfermagem no Adulto e Idoso, iniciando em Abril de 1996 e Abril de 1997, respectivamente e que conferiam o grau de licenciado.

Em Outubro de 1999 inicia o Curso de Licenciatura em Enfermagem. Desde a data da sua criação, a Escola formou mais de um milhar de enfermeiros, a maioria dos quais prestam cuidados de enfermagem na Sub- Região de Saúde de Santarém.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS