O Hospital Distrital de Santarém anunciou esta terça-feira, 1 de Outubro, a conclusão de dois projectos que permitiram a modernização e inovação dos equipamentos clínicos, no valor de três milhões de euros, e a desmaterialização do processo clínico, no valor de 800 mil euros.

O investimento, financiado pelo Portugal2020, permitiu a aquisição de equipamentos tecnologicamente avançados, nomeadamente, de Tomografia Computorizada, ecógrafos de última geração para obstetrícia, ginecologia e ecocardiografia fetal, sistemas de climatização para o serviço de Medicina e de Reabilitação, equipamentos para o Bloco Operatório, Cardiologia e Gastroenterologia e de Anatomia Patológica.

Em comunicado, a administração do HDS, presidida por Ana Infante, refere a importância deste investimento na melhoria da qualidade de diagnóstico e também para a redução do número de exames e deslocações desnecessárias dos utentes para reavaliação no exterior.

Acrescenta a diminuição do tempo de resposta e de realização dos exames/cirurgias, além da melhoria da acessibilidade e a segurança dos doentes e dos profissionais de saúde.

Por outro lado, o projecto para desmaterialização do processo clínico permitiu a modernização da infraestrutura de rede, instalar a rede ‘wireless’ para os utentes, que assim passam a ter acesso gratuito à Internet, e para os profissionais.

Foi ainda feito o ‘upgrade’ da capacidade de armazenamento de dados e instalado o visualizador ‘web’ de imagens médicas, possibilitando que todos os médicos do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria e de hospitais do Serviço Nacional de Saúde tenham acesso ao Processo Clínico Electrónico do HDS.

Segundo a administração do HDS, vai agora ser iniciado um novo projecto para “inovação e diferenciação tecnológica do Hospital Distrital de Santarém, EPE”, no valor de 3,2 milhões de euros.

Este projecto permitirá a instalação de uma Ressonância Magnética e o apetrechamento dos Blocos Operatórios, de Cirurgia de Ambulatório e de Obstetrícia, acrescenta.

Leia também...

Tecnologia digital inovadora une Torres Novas a Viena em cirurgia cardíaca

Centro de referência na Áustria apoiou a equipa do Serviço de Anestesiologia do CHMT de forma remota, através de uma tecnologia de ponta, para introdução de uma nova técnica anestésica pioneira.
Foto de arquivo

Municípios do interior com dificuldades para fixar médicos

A falta de médicos nos cuidados de saúde primários em municípios fora…

Hospital de Santarém cria Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu a primeira reunião de enfermeiros…

Hospital de Santarém fez 12 mil testes à Covid-19 em 2020

A Unidade de Rastreio Covid-19 do Hospital Distrital de Santarém concretizou 12…