O Hospital Distrital de Santarém (HDS) já reconverteu algumas das enfermarias dedicadas a doentes com covid-19 em espaços para pacientes com outras patologias, na sequência da descida do número de casos de infecção, foi hoje anunciado.

Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, o hospital indica que reduziu o número de camas em enfermaria para doentes com covid-19, passando de 164 para 103, “de modo a dar resposta à procura crescente de doentes não covid”.

O HDS adianta também que vai retomar, em 01 de Março, o serviço de hospitalização domiciliária, suspenso desde Janeiro.

PUBLICIDADE

“Apesar da necessidade de dar resposta à afluência de doentes covid nos últimos meses, o HDS nunca parou na totalidade a sua actividade programada, nomeadamente em relação ao tratamento de doentes oncológicos, cardíacos, de dermatologia e oftalmologia”, é salientado na mesma informação.

O hospital continuou, igualmente, “a tratar todos os doentes prioritários e emergentes de todas as especialidades”, é referido.

Ainda assim, o hospital admite que “muitos dos recursos humanos foram canalizados para o tratamento de doentes covid, o que não permitiu a optimização na realização de todas as cirurgias e consultas no tempo mais adequado”.

Por isso, foi delineada, “à semelhança do que já se tinha realizado entre setembro e Novembro do ano passado, com bons resultados, uma estratégia de recuperação das listas de espera cirúrgicas e de consultas”, esperando-se “o cumprimento dos tempos de espera definidos para cirurgia (12 meses) e consulta (nove meses)”.

Excetuam-se deste objectivo “duas das especialidades mais críticas a nível nacional e também no HDS”: consulta de dermatologia e cirurgias de ortopedia, acrescenta o hospital de Santarém.

O HDS regista, actualmente, 71 doentes internados em enfermaria covid, dispondo de um total de 103 camas, e nove em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). Há, assim, oito camas disponíveis em UCI.

“A percentagem de internamentos covid face à actividade total do hospital é de 23%”, lê-se ainda na nota.

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…

GNR detém dono de café por violação do confinamento

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no sábado, o dono de um…