O Hospital Distrital de Santarém (HDS) investiu cerca de 2,1 milhões de euros em 2020, tendo uma fatia importante deste montante sido destinada à segurança de doentes e profissionais.

“Apesar de termos vivido um ano perfeitamente atípico, em que a situação pandémica condicionou o normal funcionamento das instituições, o HDS continuou a executar o seu plano de investimento plurianual”, menciona o Conselho de Administração.

Entre os investimentos feitos em 2020, destaca-se o reforço em equipamentos para os novos blocos cirúrgico e de partos e para fazer face à pandemia, assim como a reparação global dos quatro elevadores centrais e a aquisição de equipamento para a Otorrinolaringologia e para a Oftalmologia.

“A segurança dos utentes e profissionais foi, desde sempre, uma das maiores preocupações do Conselho de Administração, pelo que a reparação dos elevadores em 2020 e a próxima a ser realizada durante o corrente ano de 2021 dos outros quatro elevadores internos será o concretizar de um dos grandes objectivos que se propôs atingir nestes dois anos”, destaca.

Apesar das dificuldades sentidas em 2020 e de todo o volume de investimento realizado, bem como da subida exponencial de alguns custos relacionados com a pandemia (equipamentos de protecção individual, testes, reagentes e material hoteleiro), o HDS continuou a promover uma recuperação do prazo médio de pagamento a fornecedores, que “tem tido uma evolução muito positiva nos últimos três anos”, bem como na continuidade do seu equilíbrio e estabilidade de tesouraria.

“Terminámos o ano de 2020 com um prazo médio de pagamento na ordem dos 124 dias, o melhor desiderato atingido desde há muitos anos a esta parte”, avança o Conselho de Administração, lembrando que em 2017 o prazo se situava nos 390 dias, em 2018 nos 243 dias e em 2019 nos 146 dias, o que significa uma redução de cerca de 17% entre 2019 e 2020.

Além do pagamento a fornecedores para liquidação de divida vencida, foram ainda privilegiados os pagamentos aos fornecedores do tecido económico local e regional.

Para tal, conclui, “muito contribuiu, à imagem do sucedido nos últimos anos, o reforço financeiro proveniente da tutela conjugado com um montante do seu orçamento de tesouraria, que permitiu realizar no passado mês de Dezembro pagamentos a fornecedores na ordem dos 7, 910 milhões euros”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…