Cumpre-se hoje, quarta-feira, dia 7 de Dezembro, o quinto aniversário do falecimento do nosso Ilustre Amigo João Gomes Moreira, que nasceu em Santarém a 22 de Agosto de 1922.

Que “só morrem os que são esquecidos” é uma frase que amiúde usamos para simbolizar o quanto continuamos a admirar um Amigo que vimos embarcar na sua derradeira viagem, não obstante o vazio que sempre nos acompanha pela perda do seu convívio pessoal, tão próximo e intenso.

João Gomes Moreira, que morreu aos 95 anos na plenitude das suas faculdades intelectuais, era um desses Amigos que nos faz muita falta e com quem as conversas nunca estavam acabadas.

Evocar uma personalidade como João Moreira é tarefa árdua e ingrata na medida em que, por mais que o tentemos, nunca conseguimos abordar satisfatoriamente a sua intensa e diversificada acção nas áreas da cultura, do património, das artes, da música, do espectáculo e da cidadania. O conhecimento enciclopédico do João Moreira era uma das suas mais-valias, pois não havia conversa que alimentássemos em que este nosso Amigo não interviesse com sensatos e pertinentes contributos.

O tempo esvai-se muito celeremente, o que torna mais distante a grata convivência com este saudoso Amigo, mas a sua ausência torna-se mais notada pelo vazio que representa. A companhia de pessoas assim tão referenciais, que cultivavam valores fundamentais que pautaram uma vida plena de dignidade e de rectidão, era um privilégio. Sermos Amigos de João Moreira é uma honra e um orgulho que o tempo e a saudade não logram reduzir e muito menos matar!

No próximo dia 8 de Dezembro, feriado nacional, será colocada na sua campa, no Cemitério de Vila Nova de S. Pedro, pelas 11 horas, uma placa de homenagem que ficará a perpetuar para todo o sempre a homenagem ao melhor dos nossos Amigos. Claro que todos os Amigos estão convidados para esta singela consagração.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.