O Convento de Cristo, em Tomar promove sexta-feira à tarde uma visita ao monumento para seniores, seguida de um “Chá com memórias”, no arranque do programa das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema “Partilhar Memórias”.

O programa, promovido em colaboração com o município tomarense e várias entidades do concelho, prossegue sábado com a sessão “A memória no ciclo de uma vida”, num convite à reflexão sobre a importância do papel da memória ao longo da vida, enquanto, no domingo de manhã, o Rancho Folclórico de Linhaceira recupera a memória dos trajes, danças e cantares de há um século.

Entre as iniciativas contam-se ainda, na sexta-feira, uma aula aberta no Laboratório de Conservação e Restauro de Materiais Pétreos, visita guiada e o ‘workshop’ “Tempo de Memórias”, estando agendadas para sábado a palestra “Partilhar Memórias do Convento de Cristo”, imagens comentadas pelo historiador Ernesto Jana, visita especial ao Castelo dos Templários e concerto no terreiro da igreja pela Banda Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos.

No domingo haverá ainda animação e recriação histórica, com um “Acampamento medieval no Castelo dos Templários”, que integra demonstrações de esgrima, arco histórico e danças medievais, e uma visita guiada, afirma uma nota do município.

Por seu turno, a Câmara de Tomar dinamiza um programa que arranca quinta-feira com o lançamento do livro “Apresentação – Interpretação Patrimonial em Turismo”, de Luís Mota Figueira e João Pinto Coelho, no Moinho da Ordem, realizando na sexta-feira à tarde visitas guiadas às escavações arqueológicas do futuro Hotel República, à entrada da Praça da República. No sábado será lançado o livro “Cidades e territórios inteligentes, sustentáveis e inclusivos”, do arquitecto Jorge Mascarenhas, com apresentação de David Justino, seguido de uma visita à moagem “A Nabantina”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.