Jornadas Europeias do Património levam “memórias” ao Convento de Cristo e ao centro histórico de Tomar

O Convento de Cristo, em Tomar promove sexta-feira à tarde uma visita ao monumento para seniores, seguida de um “Chá com memórias”, no arranque do programa das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema “Partilhar Memórias”.

O programa, promovido em colaboração com o município tomarense e várias entidades do concelho, prossegue sábado com a sessão “A memória no ciclo de uma vida”, num convite à reflexão sobre a importância do papel da memória ao longo da vida, enquanto, no domingo de manhã, o Rancho Folclórico de Linhaceira recupera a memória dos trajes, danças e cantares de há um século.

Entre as iniciativas contam-se ainda, na sexta-feira, uma aula aberta no Laboratório de Conservação e Restauro de Materiais Pétreos, visita guiada e o ‘workshop’ “Tempo de Memórias”, estando agendadas para sábado a palestra “Partilhar Memórias do Convento de Cristo”, imagens comentadas pelo historiador Ernesto Jana, visita especial ao Castelo dos Templários e concerto no terreiro da igreja pela Banda Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos.

PUBLICIDADE

No domingo haverá ainda animação e recriação histórica, com um “Acampamento medieval no Castelo dos Templários”, que integra demonstrações de esgrima, arco histórico e danças medievais, e uma visita guiada, afirma uma nota do município.

Por seu turno, a Câmara de Tomar dinamiza um programa que arranca quinta-feira com o lançamento do livro “Apresentação – Interpretação Patrimonial em Turismo”, de Luís Mota Figueira e João Pinto Coelho, no Moinho da Ordem, realizando na sexta-feira à tarde visitas guiadas às escavações arqueológicas do futuro Hotel República, à entrada da Praça da República. No sábado será lançado o livro “Cidades e territórios inteligentes, sustentáveis e inclusivos”, do arquitecto Jorge Mascarenhas, com apresentação de David Justino, seguido de uma visita à moagem “A Nabantina”.

PUBLICIDADE
info, ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS